Depois de um bom tempo sem postar aqui no blog, volto com uma postagem bem interessante sobre um goleiro que fez história a serviço do Tottenham Hotspurs, Tony Parks.
Tony Parks nasceu em Hackney, Londres no ano de 1963 e começou nas categorias de base do Tottenham Hotspurs em 1981, clube onde permaneceu até o ano de 1988, onde nunca teve uma regularidade como titular, dado que o dono da meta dos Spurs naquele período foi Ray Clemence, ex-Liverpool, considerado por muitos um dos melhores goleiros da história do futebol inglês.
Apesar de não ter tido uma grande carreira no time de Londres, Parks participou de uma das conquistas mais importantes do clube: a Copa da UEFA(atual Liga Europa) de 1984.
O Tottenham tinha um time bem competitivo e que chegaria a final do torneio com uma excelente campanha, eliminando por exemplo o poderoso Bayern de Munique. O treinador dos Spurs, Keith Burkinshaw realizava um revezamento no torneio entre o experiente Clemence e o jovem Parks, que com boas e seguras atuações, conquistaria a confiança do treinador e devido a isso, disputaria a final da Copa da UEFA, contra o Anderletch, clube belga.
A final era disputada em 2 jogos. Após empate por 1x1 no jogo de ida, na Bélgica, onde falharia no gol de empate do time do Anderletch, o Tottenham precisaria de um simples empate por 0x0 para chegar ao título continental, porém, sofreria o gol do time belga no início do segundo tempo, tendo de buscar o empate que só foi concretizado aos 40 minutos da etapa final, levando a decisão para a cobrança de pênaltis.
Parks foi o herói da decisão, defendendo a primeira penalidade cobrada pelo dinamarquês Morten Olsen e a última, cobrada pelo islandês Árnor Gudjohnsen (pai de Eidur, ex-jogador do Barcelona e Chelsea). Como podem ver no vídeo a seguir:
Porém, apesar do heroismo, ele não teve uma maior regularidade no time londrino, onde permaneceu até 1988, ano em que passou a defender o Brentford. O goleiro defendeu ainda Stoke City, Fulham West Ham, Falkrik da Escócia(onde até conseguiria ter uma boa regularidade), etc. Encerrou sua carreira de jogador no ano de 2002.
Parks a serviço do Halifax Town |
Após parar de jogar, Tony decidiu se tornar preparador de goleiros, treinando por algum tempo os goleiros da seleção sub-20 da Inglaterra, além de ter sido treinador do Halifax Town, clube onde encerrou sua carreira, por um curto período.
Atualmente, Parks é o treinador de goleiros do Tottenham Hotspurs.
Goleiros de gerações diferentes do Tottenham. Tony Parks, Gomes, Ian Walker, Hugo Lloris e Brad Friedel |
Espero que tenham gostado desse texto, fiquem a vontade para sugerirem textos aqui pro blog! Obrigado!