quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Goleiros Históricos #8 - Rüştü Reçber

A Turquia não vai a um mundial desde 2002, quando conseguiu uma inédita e bastante improvável terceira colocação naquele mundial. Um dos grandes personagens daquela seleção foi o goleiro Rüştü Reçber, que será tema do Goleiros Históricos de hoje.

Rustu nasceu no ano de 1973 em Antalaya. Filho de um comerciante, começou a jogar futebol no ano de 1985. Assim como muitos goleiros, começou como atacante, mas devido a boa estatura, veio a ser o goleiro do time amador de sua cidade. Rustu cita o goleiro espanhol Andoni Zubizarreta como uma de suas grandes referências.

No ano de 1990 o então goleiro de um time amador receberia um recado de um vitorioso treinador, que afirmou ao jovem goleiro: "você será o melhor goleiro turco da história." esse treinador que viria a afirmar isso foi Fatih Terim, lendário treinador turco, que na época treinava a seleção sub-21. Provavelemente Terim teria ouvido o preparador de goleiros Fenerbahçe na época, o romeno Ilie Datcu, que teria dado excelentes recomendações sobre o jovem Rustu.

Em 1991 e 1993 ele jogaria no Antalayaspor,que na época era da segunda divisão turca. Convocado para as seleções de base de seu país, suas boas atuações chamariam a atenção dos três times mais importantes da Turquia: Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas. Rustu inclusive, teria assinado um pré contrato com o Besiktas, porém, um grave acidente de carro sofrido em 1993, que vitimaria seu companheiro de equipe, Levent Tekne, representaria de certa forma uma mudança na vida de Rustu, que passaria um bom tempo na UTI e em consequência disso, não assinaria com o Besiktas.



Em 1994, iria para a equipe do Fenerbahçe, porém, inicialmente não teria grandes oportunidades, devido a inexperiência, associada a boa fase do então titular Engin İpekoğlu. Devido a isso,seria emprestado ao ex-time, o Antalayaspor, por uma temporada. Porém, uma lesão de İpekoğlu em 1995 levaram a diretoria do Fenerbahçe a trazer Rustu de volta ao Fenerbachçe. A partir daí, foram 9 incontestáveis anos servindo aos Canários de Istambul, onde ele viria a faturar 2 campeonatos nacionais e uma Copa da Turquia, além de participar de torneios de grande porte continental em quase 300 partidas disputadas.


Naquele mesmo ano, as boas atuações levaram o goleiro a ser convocado para sua seleção pela primeira vez, porém, sem atuar ainda. O goleiro viria a ser convocado para a seleção que disputaria a Euro em 1996 na Inglaterra. O mesmo Fatih Terim, que elogiaria Rustu, seria seu treinador naquela competição e apostaria no goleiro de 23 anos para ser o titular da Turquia, na primeira participação da equipe em na Eurocopa. Porém, a campanha turca não foi das melhores. 3 derrotas e 5 gols sofridos, em um grupo que contava ainda com Portugal, Croácia e Dinamarca.



A Turquia não obteria classificação para o Mundial de 98, mas voltaria a Euro em 2000, com um time mais experiente. Rustu já com mais maturidade seria peça chave na boa campanha da equipe, que só viria a ser eliminada nas quartas de final, frente a seleção de Portugal. O time perderia dois jogos, venceria um e empataria outro, naquela que era a melhor campanha da equipe na história do torneio europeu.


Faltava apenas uma coisa para Rustu: disputar uma Copa do Mundo, sonho que só pode ser realizado em 2002, na Coreia e no Japão, 48 anos depois da primeira participação turca em mundiais, em 54, na Suíça. O grupo turco era composto por Brasil, Costa Rica e China. 


Rustu foi impecável na incrível campanha turca. O time, só perderia 2 vezes naquela copa e justamente as duas vezes contra o Brasil, no primeiro jogo e na semifinal. O goleiro turco foi eleito o segundo melhor do torneio, ficando na seleção ideal, atrás apenas de Oliver Kahn. Uma de suas marcas mais registradas naquele mundial foi a pintura que fazia no rosto, para evitar o reflexo da luz, assim como fazem os jogadores de futebol americano.



Após a fantástica campanha no mundial, Rustu foi contratado pelo gigante Barcelona, que necessitava de um bom goleiro, depois de insucessos com Roberto Bonano e Ruud Hesp. Porém, mais uma lesão viria a prejudicá-lo. Além disso, muitos afirmam que o então treinador Frank Rijkaard, não gostava do fato de Rustu não saber falar espanhol, o que teoricamente, prejudicaria seu desempenho em campo e assim treinador holandês optaria pelo jovem Valdés. Foram apenas quatro jogos na equipe Blaugrana. 


O turco voltaria ao Fenerbahçe, inicialmente por empréstimo, mas logo foi contratado em definitivo. De 2004 a 2007 conquistaria mais dois títulos nacionais, antes de se transferir, justo para um dos maiores rivais do Fenerbahçe: o Besiktas. Isso devido a não renovação de contrato e também devido a ascenção de Volkan Demirel, que seria o titular do Fenerbahçe na temporada seguinte.



No Besiktas, viveu excelentes momentos. Faturou mais títulos pelo Besiktas, mas não voltaria a disputar um mundial, apenas mais uma Euro, em 2008, que viria a ser inesquecível para ele.


Rustu já não era mais o titular da seleção turca, posto que era de Volkan Demirel. Porém, devido a expulsão dele contra a República Tcheca, levaram a Rustu a ser o titular da equipe turca nas quartas de final, contra a Croácia, na qual ele foi jogador chave nas cobranças de pênaltis, classificando a Turquia pela primeira vez as semifinais do torneio continental. O time seria vencido pela Alemanha nas semifinais e Rustu após da partida diria um primeiro "adeus" a seleção turca.


Após um tempo sem ser chamado e com a lesão de Demirel, Rustu volta a ser convocado nas eliminatórias para a Copa de 2010 e em 2012 contra a Finlândia faz seu último jogo pela seleção de seu país e ainda no mesmo ano, anunciaria sua aposentadoria definitiva do futebol, aos 39 anos de idade.


Pelé, colocou Rustu no FIFA 100, lista dos 123 melhores futebolistas ainda vivos no ano de 2004, além dele outro turco, Emre, foram colocados na lista.

Frio, arrojado, líder, excelente nas bolas altas e tem na saída do gol. Essas foram marcas registradas do melhor goleiro turco da história, não só para Fatih Terim, mas para todos os que acompanharam a marcante carreira desse grande jogador.

Fiquem com um vídeo de grandes defesas dele e com o do jogo de sua despedida. Espero que tenham gostado da postagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário