segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Joe Hart: De defesas milagrosas a falhas incríveis

 O que falta para ele ser o melhor goleiro do mundo?
Parar de oscilar bons e maus momentos seria o primeiro passo!

        A Inglaterra, depois da aposentadoria de David Seaman(goleiro inglês da Copa de 2002, ídolo no Arsenal, que levou um gol por cobertura do Ronaldinho Gaúcho), passou um longo período sem ter um "camisa 1". Inúmeros nomes foram testados, tais como Paul Robinson, Robert Green, Scott Carson, Ben Foster,etc., todos eles sem sucesso no English Team. Agora, depois de quase uma década sem um goleiro de nível, a Inglaterra tem a oportunidade de ver um goleiro sendo destaque a nível nacional e internacional, Joe Hart. Porém o fato de oscilar bastante, ir de milagres a falhas ridículas é que deixa a torcida do Manchester City e da seleção da Inglaterra bem preocupada.
        Joe Hart é um goleiro que a um bom tempo vem sendo considerado um dos melhores da posição. Com boas atuações no Manchester City, clube no qual ele foi campeão inglês na temporada passada, Hart ganhou ainda por duas vezes a Barclays Golden Glove (prêmio dado ao melhor goleiro do Campeonato Inglês,Hart ganhou esse prêmio na temporada 2009/10 quando estava emprestado ao Birmingham City e na temporada passada, defendendo já o Manchester City). Sua principal característica é a de ser um goleiro extremamente arrojado, sem medo de disputar com atacantes.
           Eis aqui um vídeo de grandes defesas de Hart na temporada passada:




        Porém, Hart apesar de praticar defesas incríveis, comete falhas impressionantes, não admissíveis a um goleiro profissional, titular de sua seleção. Postarei dois vídeos com duas falhas inadmissíveis de Hart, uma contra o Sunderland na Premier League e outro contra a Suécia, em amistoso:

        Deixar de oscilar bons e maus momentos é a primeira coisa que Hart tem de fazer, se quer se efetivar como goleiro de um grande clube e de sua seleção. Potencial, todos sabemos que ele tem, porém se ele continuar cometendo falhas assim, não passará de mais um goleiro mediano na Inglaterra e no futebol mundial.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Eugene Galekovic: O goleiro especialista em milagres

Galekovic é só o 4º goleiro da seleção australiana, um grande absurdo!

        Dizem que o Dodô, ex-jogador do Botafogo era especialista em fazer belos gols, e que realmente eram belos mesmo. Recentemente acompanhando jogos da A-League(Campeonato Australiano) além de diversos vídeos no youtube, encontrei um goleiro que é especializado em milagres: Eugene Galekovic.
        Galekovic é australiano de ascendência croata e tem já 31 anos. Passou por inúmeros clubes do seu país,além de uma curta passagem no S.C Beira Mar de Portugal, e atualmente joga no Adelaide United, um dos times mais fortes da A-League. Apesar da idade e do pouco reconhecimento, Galekovic é uma muralha!
        Ele foi convocado para a Copa do Mundo de 2010 em uma situação inusitada e triste. O então convocado Brad Jones, não foi a Copa do Mundo devido a doença de seu filho(leucemia), Luca. Luca, filho de Jones, não resistiu e veio a falecer meses depois(farei um post assim que puder sobre um pouco dessa história muito interessante e comovente), assim a FIFA autorizou a convocação de um novo jogador, que veio a ser Galekovic.
        Vou postar três vídeos de defesas incríveis dele, espero que ele tenha mais convocações pela seleção e que possa mesmo aos 33 anos, estar presente na Copa do Mundo de 2014! O segundo vídeo tem uma dupla defesa sensacional!


Christiane Endler: Musa,Mito e Muralha

Avalanche de fofura antes do post
        Bem, esse post é bem especial pra mim. Vou falar de uma da minha jogadora predileta. Hope Solo? Alex Morgan? Marta? Louisa Necib? Não, Claudia Christiane Endler Mutinelli, goleira da seleção chilena e que atualmente joga na University of South Florida(USF).
        Quando começou essa minha "paixão" por ela? É até engraçado, em 2008 eu recém adepto de acompanhar jogos de futebol feminino fui assistir sem querer pela internet o jogo entre Chile x Nova Zelândia pelo Mundial sub-20, que era realizado no Chile. Foi paixão quase que imediata pela pobre goleirinha chilena que esbravejava com a sua defesa enquanto fazia o impossível para evitar gols das neozelandesas. Era engraçado pois diferente dos goleiros(as) tradicionais, ela usava a número 7, por sorte como ela mesma falou uma vez, ao invés da 1 ou até mesmo da 12. O Chile perdeu aquele jogo por 4x3 e estava eliminado do Mundial Feminino. Endler chorou, e eu não nego, chorei também, pela eliminação das donas da casa, mas principalmente por talvez só ter mais uma oportunidade de vê-la jogar.
        Las Rojitas(apelido da seleção chilena feminina) perderam por 2x0 para as nigerianas. Tristeza, que virou "felicidade" com a escolha dela como uma das melhores do mundial feminino, lista essa que contava com craques como a americana Alex Morgan, a brasileira Érika e a francesa Eugenie Le Sommer.
        Em 2009, uma oportunidade de rever "Tiane"(apelido dela) em ação: Torneio Internacional Cidade de São Paulo. Após uma derrota humilhante pro México por 6x0, o jogo contra o Brasil era a oportunidade de revê-la. O Chile perdeu mais uma vez, com excelente atuação dela, com inúmeros elogios de comentaristas e das jogadoras da seleção brasileira.
        Resumindo, são 4 anos desse "fanatismo", de ouvirem me chamar "Endlerzete"ou "Endlerista", de torcer pra ver ela jogando bem, ganhando títulos(como a Libertadores Feminina esse ano), de ficar puto da vida com a Maurine na final da Libertadores de 2010, de gritar bem alto MIIIIIIIIITO depois de uma defesa contra o México nos jogos Panamericanos de 2011. Me perguntam diversas vezes: "A você gosta dela pois ela é goleira e é bonita", respondo simplesmente com um não, pois Tiane representa pra mim muito mais que uma bela garota ou uma grande goleira, ela representa uma pessoa a ser admirada e respeitada, devido a boas atitudes.
Atitudes como essa, ajudando a companheira de time lesionada.

        Se eu um dia vou vê-la, não sei, só o tempo dirá, mas creio que se eu a encontrasse falaria, com um espanhol ridículo apenas: "Gracias Tiane, saiba que tienes muchos fans, continue a atajar y a ser la persona buena que és". Fiz um vídeo com defesas dela e recebi no dia 16 de dezembro de 2012 uma mensagem no youtube, da própria Tiane Endler. Era um texto simples e falava:
Muchas gracias Bruno por los videos que has echo, estan muy buenos, gracias!!!
        Bem, espero ter explicado um pouco da origem do meu "Endlerismo". Post meloso e romântico(espero que seja o único...).
        Encerro com uma das músicas do vídeo que fiz pra ela, toda vez que a escuto, onde for, lembro de seu rosto angelical, voz doce e mansa, além de suas defesas quase que improváveis e impossíveis.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Os goleiros que não deram certo na Premier League

        Andei dando uma pesquisada e uma estudada sobre os goleiros que não obtiveram destaque na Premier League(Campeonato Inglês), listarei aqui para os admiradores da posição e para os curiosos, alguns goleiros não ingleses que não obtiveram destaque ao chegar no Campeonato Inglês.


Massimo Taibi - Italia - Manchester United
Depois do frango levado, nada melhor que uma expressão assim!
        O italiano Taibi chegou a Old Traffford com o sucessor para o lendário dinamarquês Peter Schmeichel, que havia se transferido para o Sporting Lisboa ao fim da temporada 1998/99. Taibi foi contratado pelas cifras que beiram 4,5 milhões de libras esterlinas, chegando para competir pela titularidade do United com o australiano Mark Bosnich e o holandês Raymound Van der Gouw. Taibi começou até bem no time comandado pelo Sir Alex Fergusson, mas aí veio a partida contra o Southampton onde ele falhou bisonhamente  tomando um frango histórico. Taibi fez apenas 4 partidas pelos Red Devils,tomando 11 gols , e devido ao mau rendimento, voltou a Itália na temporada seguinte.Taibi também ficou conhecido por sempre atuar usando calças, ao invés das tradicionais bermudas.

        O vídeo da falha histórica de Taibi, mais ou menos aos 1:42 :

Andreas Isaksson - Suécia - Manchester City

Grande goleiro, que saiu cedo do City apesar das boas atuações
        O gigante sueco Isaksson chegou com o objetivo de solucionar o problema do gol no Manchester City. Contratado após a Copa do Mundo de 2006, devido a necessidade do City de um goleiro para substituir o inglês David James.
        Com boas atuações no início,todos esperavam que ele ficasse por muito tempo na equipe, porém uma atitude do treinador compatriota de Isaksson, Sven Goran Eriksson deixou-o bem insatisfeito: revezamento com o jovem e inexperiente Joe Hart. Devido a isso, Isaksson saiu no fim da temporada 2008, para substituir Heurelho Gomes no PSV da Holanda.


Heurelho Gomes-Brasil-Tottenham Hotspurs
Gomes, de mito no PSV a quarto goleiro dos Spurs.
        A transferência de Heurelho Gomes do futebol holandês ao futebol inglês gerou muitas expectativas ao torcedores. Gomes começou muito bem na Inglaterra, mas como tal qual uma montanha russa, oscilou grandes e maus momentos. O pior talvez tenha sido na falha contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões da temporada 2010/11 em um chute de longa distância de Cristiano Ronaldo.
        Hoje Gomes é o quarto goleiro dos Spurs, ficando como suplente do francês Hugo Lloris, do norte-americano Brad Friedel e do italiano Carlo Cudicini. Times brasileiros, como Palmeiras e Vasco tinham interesse em contratá-lo, mas Gomes preferiu permanecer em White Hart Lane.
        Vídeo com a falha de Gomes, contra o Real Madrid:


Craig Gordon-Sunderland-Escócia

O segundo goleiro mais caro contratado na história da Premier League, que está atualmente sem clube.

        Gordon chegou ao Sunderland como estrela. O goleiro mais caro comprado na história da história Premier League até a temporada passada, quando o Manchester United contratou o espanhol David de Gea(por cifras que giram em torno de 18 milhões de libras), custou 9 milhões de libras ao bolso dos Black Cats. Goleiro considerado promissor e que era comparado a Gianluigi Buffon pelo estilo de jogo. Fez excelentes temporadas de 2007 até 2010, inclusive com uma defesa lendária contra o Bolton na temporada 2010/11, que foi comparada a de Gordon Banks na Copa de 1970. Porém lesões o atrapalharam bastante. Além disso o Sunderland havia contratado o goleiro belga Simon Mignolet, que se firmou como titular da equipe, assim Gordon foi dispensado. Especulou-se a ida dele para inúmeros times da Premier League, tais como Southampton, Liverpool e West Ham, mas nada foi concretizado. 
        Vídeo com a defesa épica de Gordon

        São inúmeros os goleiros que não vingaram na Terra da Rainha, se eu tiver esquecido de alguns deles, favor comentar. Espero que tenham curtido mais essa publicação!


Reapresentação


         Inicialmente, preciso me apresentar aos que não me conhecem. Eu, iniciante nessa onde de ser "blogueiro", criei esse espaço com o intuito de falar sobre um assunto que curto: futebol, principalmente, curiosidades, estatísticas e atuações de goleiros.
        Não sou goleiro profissional e nem sou grande entendedor de luvas e outros equipamentos, levo mais frangos que defendendo, adoro rock, amo muito minha família e me sinto extremamente realizado na minha faculdade de Engenharia de Controle e Automação(popularmente conhecida como Mecatrônica).
        Decidi mudar esse tema do blog, pois vi que o interesse por falar mais sobre o que eu sei sobre a posição cresceu. Postei durante um tempo no Voa Goleiro e ainda continuarei dando a colaboração nesse site! Porém o intuito novo desse blog é: mostrar que a vida de goleiro não é baseada apenas em equipamentos e sim em acontecimentos curiosos, além de analisar transferências, especulações e atuações dos "gênios dos gramados."
        Espero contar com a participação dos leitores,peça fundamental deste blog.