domingo, 30 de dezembro de 2012

Christiane Endler: Musa,Mito e Muralha

Avalanche de fofura antes do post
        Bem, esse post é bem especial pra mim. Vou falar de uma da minha jogadora predileta. Hope Solo? Alex Morgan? Marta? Louisa Necib? Não, Claudia Christiane Endler Mutinelli, goleira da seleção chilena e que atualmente joga na University of South Florida(USF).
        Quando começou essa minha "paixão" por ela? É até engraçado, em 2008 eu recém adepto de acompanhar jogos de futebol feminino fui assistir sem querer pela internet o jogo entre Chile x Nova Zelândia pelo Mundial sub-20, que era realizado no Chile. Foi paixão quase que imediata pela pobre goleirinha chilena que esbravejava com a sua defesa enquanto fazia o impossível para evitar gols das neozelandesas. Era engraçado pois diferente dos goleiros(as) tradicionais, ela usava a número 7, por sorte como ela mesma falou uma vez, ao invés da 1 ou até mesmo da 12. O Chile perdeu aquele jogo por 4x3 e estava eliminado do Mundial Feminino. Endler chorou, e eu não nego, chorei também, pela eliminação das donas da casa, mas principalmente por talvez só ter mais uma oportunidade de vê-la jogar.
        Las Rojitas(apelido da seleção chilena feminina) perderam por 2x0 para as nigerianas. Tristeza, que virou "felicidade" com a escolha dela como uma das melhores do mundial feminino, lista essa que contava com craques como a americana Alex Morgan, a brasileira Érika e a francesa Eugenie Le Sommer.
        Em 2009, uma oportunidade de rever "Tiane"(apelido dela) em ação: Torneio Internacional Cidade de São Paulo. Após uma derrota humilhante pro México por 6x0, o jogo contra o Brasil era a oportunidade de revê-la. O Chile perdeu mais uma vez, com excelente atuação dela, com inúmeros elogios de comentaristas e das jogadoras da seleção brasileira.
        Resumindo, são 4 anos desse "fanatismo", de ouvirem me chamar "Endlerzete"ou "Endlerista", de torcer pra ver ela jogando bem, ganhando títulos(como a Libertadores Feminina esse ano), de ficar puto da vida com a Maurine na final da Libertadores de 2010, de gritar bem alto MIIIIIIIIITO depois de uma defesa contra o México nos jogos Panamericanos de 2011. Me perguntam diversas vezes: "A você gosta dela pois ela é goleira e é bonita", respondo simplesmente com um não, pois Tiane representa pra mim muito mais que uma bela garota ou uma grande goleira, ela representa uma pessoa a ser admirada e respeitada, devido a boas atitudes.
Atitudes como essa, ajudando a companheira de time lesionada.

        Se eu um dia vou vê-la, não sei, só o tempo dirá, mas creio que se eu a encontrasse falaria, com um espanhol ridículo apenas: "Gracias Tiane, saiba que tienes muchos fans, continue a atajar y a ser la persona buena que és". Fiz um vídeo com defesas dela e recebi no dia 16 de dezembro de 2012 uma mensagem no youtube, da própria Tiane Endler. Era um texto simples e falava:
Muchas gracias Bruno por los videos que has echo, estan muy buenos, gracias!!!
        Bem, espero ter explicado um pouco da origem do meu "Endlerismo". Post meloso e romântico(espero que seja o único...).
        Encerro com uma das músicas do vídeo que fiz pra ela, toda vez que a escuto, onde for, lembro de seu rosto angelical, voz doce e mansa, além de suas defesas quase que improváveis e impossíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário