terça-feira, 16 de julho de 2013

A curiosa situação dos goleiros das Filipinas

Naturalização de jogadores tem sido algo bem frequente na última década. Casos interessantes como os de Deco e Pepe, brasileiros que se naturalizaram portugueses ou o de Mauro Camoranesi, argentino que se naturalizou italiano e foi campeão mundial em 2006, são bem lembrados. A postagem de hoje, envolverá um caso bem curioso que ocorre com os goleiros da seleção das Filipinas, que em suas recentes convocações tem utilizado goleiros que não nasceram em seus países e ainda cogita a possibilidade de ter mais um em sua lista. Isso vem ocorrido com mais frequência nas Filipinas, desde o ano de 2011, com a chegada do treinador alemão Michael Weiss, que por meio de olheiros, tem descoberto talentos, com sangue filipino ao redor da Europa, sobretudo na Alemanha, Holanda, Espanha e Inglaterra.

O primeiro caso é de Neil Etheridge, de 23 anos que atualmente joga no Fulham, onde é o terceiro goleiro. Nascido em Londres, foi formado nas categorias de base do time de Craven Cottage, o qual ele apenas disputou uma partida como titular do time principal, contra o Odense pela Liga Europa, temporada 2011-12. Neil é filho de pai inglês e de mãe filipina, e chegou a jogar pela seleção sub-16 inglesa, porém, optou por jogar pela pátria da sua mãe, onde teria mais oportunidades. Pela seleção filipina, Neil tem 40 partidas, desde 2008 e é um dos destaques dessa seleção.

Etheridge em ação em partida contra o Odense, a única dele na equipe principal do Fulham.
O outro caso é o de Roland Müller, de 25 anos de idade e que atualmente está sem clube, após ser dispensado do MSV Duisburg da segunda divisão alemã. Nascido em Colônia, foi formado nas categorias de base do time de sua cidade natal, até ser vendido em 2010 ao MSV Duisburg, onde ele atuou pouquíssimas vezes pela equipe principal. Filho de pai alemão e mãe filipina, assim como Etheridge, optou por defender a pátria da sua mãe em 2011, pela seleção sub-23 que disputava os jogos asiáticos daquele ano. Desde 2011, Müller tem 8 partidas pela seleção filipina.

Müller disputa com Etheridge a vaga de titular da seleção das Filipinas.



Outro goleiro que cogitou a possibilidade de jogar pela seleção foi o recém campeão mundial sub-20 pela seleção francesa e goleiro do PSG, Alphonse Aréola. Aréola que foi heroi nas disputas de pênaltis contra o Uruguai na final do mundial sub-20, na qual ele defendeu dois pênaltis. Forte e muito ágil é tido como uma das gratas promessas para o futebol mundial, despertando o interesse de Tottenham Hotspurs e Manchester United. Pelo PSG disputou duas partidas e ainda não decidiu se permanecerá defendendo a França ou defenderá a seleção do país de sua mãe.

Aréola defendendo uma das cobranças na final do Mundial sub-20 desse ano, que ocorreu na Turquia.
Encerro aqui essa postagem, espero que tenham gostado de conhecer mais curiosidades sobre goleiros.

Curtam a página Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Sigam também no Twitter: @CronicaGoleiro

Um comentário:

  1. Pelo que mostrou no Mundial Sub-20, Aréola merece uma transferência para outro clube afim de ser titular. Com Sirigu no PSG as chances dele são pequenas.

    ResponderExcluir