A seleção grega vem tendo boas campanhas em qualificações pra mundiais e Eurocopas. Campeã, surpreendendo a todos em 2004 e eliminada nas quartas de final em 2012, além de ter ido para o mundial de 2010 no qual foi eliminada na primeira fase, a seleção grega tem feito uma renovação bem evidente em seu elenco, buscando jogadores de potencial em todos os setores de campo, e no caso dos goleiros não é diferente. Hoje falarei um pouco sobre essa nova safra de bons goleiros gregos e o que eles podem mostrar pro futebol nos próximos anos.
O primeiro a ser citado é Stefanos Kapino, de apenas 19 anos de idade. Atualmente no Panathinaikos, o jovem de 1,97m é tido como prodígio, desde as categorias de base do time grego. Forte, imponente e com personalidade, joga sempre sério, deixando até transparecer em alguns momentos um jeito "arrogante" ou "marrento". Foi o goleiro mais jovem a defender a seleção grega em uma partida, em 2011 quando tinha 17 anos e tem seu nome sempre especulado a times como Manchester United, Milan e Arsenal.
Kapino também possuí ascendência albanesa e poderia atuar por essa seleção. Isso porque a partida que ele jogou pela Grécia foi um amistoso. |
Outro bom talento grego é o russo Juri Lodigin. Russo de nascimento nascido na cidade de Vladimir, mas que optou pela cidadania grega, local onde sua mãe nasceu. Com 1,86m, Formado nas categorias de base do Skoda Xanthi, tradicional time grego, fez 25 partidas pela equipe principal de 2009 até 2013. Atualmente está no Zenit da Rússia, onde é reserva de Vyascheslav Malafeev. Já foi convocado pela seleção principal grega para alguns amistosos, mas ainda não atuou pelo time principal.
Lodigin nasceu na Rússia e agora no Zenit volta para sua terra natal, depois de 5 temporadas no país de sua mãe, a Grécia, o qual ele optou por defender. |
Kostas Lamprou é outro jovem goleiro dessa nova geração grega. Ele inclusive foi tema de uma postagem aqui no blog: (http://cronicadegoleiro.blogspot.com.br/2013/05/kostas-lamprou-contrariando-logica.html) e atualmente defende o Feyenoord, da Holanda. Com 1,76m é um goleiro que compensa a baixa estatura com bons reflexos e muita agilidade. Ainda não se firmou como titular do time holandês devido a concorrência com Erwin Mulder, porém muitos acreditam que Lamprou é tecnicamente melhor que o goleiro holandês. Com passagens nas seleções de base, espera sua chance na equipe principal da Grécia.
O "gigante" Lamprou mostra muita qualidade, superando muitos gigantes das metas. |
O gigante Kostas Peristeridis é outro que figura como jovem promessa. Com 1,95m o goleiro teve passagem no Almere City, time da segundona holandesa e atualmente defende o Platanias, da Super Liga Grega. Presença frequente na seleção sub-21, se notabiliza pela boa estatura, tornando ele praticamente imponente na bola aérea, além do bom senso de colocação em jogadas de 1x1 .
Espero que tenham gostado dessa postagem! Conto com as sugestões de vocês, pelo facebook e pelo twitter!
Página Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Twitter: @CronicaGoleiro
Mesmo ainda atuando em uma equipe "pequena", Peristeridis possuí potencial enorme de ir para uma grande equipe no cenário europeu. |
O último e também bom goleiro grego é Ioannis Gellios, que defende o FC Augsburg, da Alemanha. Nascido na Alemanha, mas filho de pais gregos, optou pela Grécia. No Augsburg tem feitos jogos principalmente na equipe B, devido a forte concorrência na equipe principal. Com 1,90m se notabiliza pela boa agilidade e pela boa distribuição de jogo.
Gellios espera uma oportunidade na equipe do Augsburg. |
Página Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Twitter: @CronicaGoleiro
Muito boa, já tem nomes bons e ótimos talentos para substituir Sifakis e Karnesis. Parece que esse Kapino é o que está mais indicado para assumir o posto de titular, vi o video, excelente goleiro!
ResponderExcluir