domingo, 7 de julho de 2013

O mercado de goleiros para a próxima temporada (Espanha)

O mercado da bola não para nesse período de férias! Transferências, especulações, surpresas,etc.
Na postagem de hoje, falarei um pouco sobre algumas transferências(concretizadas e especulações) de goleiros no futebol espanhol para a próxima temporada.

Inicialmente, falarei sobre o Bétis, time que conquistou uma importante vaga para a Liga Europa na temporada 2013-14. Para disputar a La Liga e a Liga Europa próxima temporada, o time de Sevilha contratou o experiente Stephan Andersen, ex-Evian da França. Dinamarquês, que chegou a atuar pelo Hvidore, Charlton da Inglaterra e Bronbdy, e foi um dos destaques de sua seleção na Eurocopa de 2012, vem aos 31 anos buscar espaço em uma equipe tradicional, que recuperou o prestígio após anos ruins. Vem para a titularidade, após a transferência de Adrian para o West Ham.
Andersen é um goleiro com experiência de sobra. Atuou em duas eurocopas, sendo que apenas em 2012 de titular e foi suplente em na Copa de 2010. Atualmente é o titular absoluto de sua seleção.

Outra equipe que buscou se reforçar foi o Granada. Insatisfeito com os goleiros Toño e Roberto, o time da Andaluzia resolver contratar Ivan Kelava, goleiro croata, ex-Dinamo de Zagreb. Com experiência de ter atuado em duas Ligas dos Campeões e de ter participado da Eurocopa em 2012 (na qual foi suplente de Stipe Pletikosa), Kelava busca respirar novos ares em um time mediano da Espanha. Toño, por sua vez se transferiu para o recém promovido Elche.
Toño que deixou o Granada para defender o recém promovido Elche.

Para o lugar de Toño, o Granada trouxe Ivan Kelava, que se destacou na temporada 2011-12 nas partidas do Dinamo contra o Real Madrid. Ou seja, conhece bem o estilo de jogo do time de Madrid.


Outra contratação foi a de Javi Jiménez, ex-goleiro do Murcia, que agora defenderá as cores do Levante, que por sua vez, perdeu o uruguaio Gustavo Munúa para a Fiorentina.


Outro goleiro recém contratado na La Liga foi Diego Mariño,que troca o recém promovido Villareal pelo Real Valladolid. Pelo Villareal ele atuou poucas partidas e espera mais espaço no Valladolid.



Mas talvez a especulação que mais gere interesse seja a de quem será o novo goleiro do Barcelona, dado que Victor Valdés anunciou que não renovará contrato com o Barcelona após o fim do seu contrato, em 2014. Desde já, o Barcelona já pensa em três nomes para substituí-lo: Pepe Reina, do Liverpool, Samir Handanovic, da Internazionale e mais recentemente o goleiro brasileiro Júlio César, do QPR. Outros nomes, como Diego Alves e Marc André Ter Stegen foram citados, porém a dúvida ainda permanece: quem será o novo 1 da meta catalã?

Enfim, o mercado de goleiros na Espanha por enquanto está assim em termos de contratações definitivas. Em termos de empréstimos, temos: Joel Robles do Atlético de Madrid voltando do Wigan da Inglaterra e Javi Varas voltando ao Sevilla depois de livra o Celta de Vigo do rebaixamento a Liga Adelante.

Espero que tenham gostado dessa postagem! Na próxima sobre o mercado de goleiros, falarei sobre o futebol alemão!



Um comentário: