A atual geração belga é sem dúvidas uma das mais promissoras dos últimos tempos. Jogadores extremamente talentosos, como Hazard, Mirallas, De Bruyne, etc. almejam chegar ao mundial do Brasil com força e com metas ambiciosas, buscando um resultado significativo que a consagre definitivamente no futebol mundial.
Muito se falam sobre os goleiros belgas, Courtois e Mignolet, tidos por muitos como alguns dos melhores do mundo, e que se mostram como sucessores de lendas como Pfaff e Preud'homme. Além deles, um outro goleiro belga tem ganhado certo destaque por suas atuações em um modesto time alemão. Esse goleiro é Koen Casteels e que atualmente é o titular do Hoffenheim da Alemanha.
A carreira de Casteels iniciou no KRC Genk, clube tradicional da Bélgica, justamente na mesma época que Courtois. Na época, por incrível que pareça, Courtois era reserva de Casteels e ambos se mostravam extremamente promissores. Para se ter uma ideia da hierarquia que se havia entre os goleiros do KRC Genk, Courtois era o sexto goleiro atrás de Logan Bailly, Sinan Bolat, Davino Verhulst, Sem Franssen e Koen Casteels. Após a saída de cada um deles, restaram apenas os dois jovens formados na base, além do húngaro Laszló Koteles. Com a lesão de Koteles, Casteels assumiria a titularidade, porém, o mesmo lesionou-se e Courtois, que era o terceiro goleiro, se fixou nas metas do Genk, onde foi campeão belga em 2010. Sem oportunidades, Casteels migrou para o futebol alemão, especificamente para o TSG Hoffenheim no ano de 2011.
Aos 19 anos, inexperiente, e que chegaria como uma opção para o banco do time alemão. Na temporada de 2011 inteira foi emprestado ao time B do Hoffenheim, onde buscava adquirir experiência.
No ano de 2012, após as saídas de Daniel Haas e de Tom Starke, finalmente teria a grande chance de se firmar no time, porém, a chegada do experiente Tim Wiese seria um obstáculo para o belga. Diferente do que muitos imaginavam, Wiese não rendeu o esperado no Hoffenheim e foi sacado do time por deficiência técnica, dando lugar a Casteels de maneira inicial, isso porque o time já havia acertado o empréstimo do goleiro brasileiro Gomes, que estava no Tottenham Hotspurs.
Gomes se destacou a princípio e Casteels permanceu como seu primeiro suplente, até a lesão de Gomes em partida contra o Fortuna Dusseldorf, na qual Casteels o substituiu, muito bem e se firmou como o titular até o final da temporada 2012-13.
Atualmente ele é o titular da equipe, jogando as três partidas do Hoffenheim na atual temporada da Bundesliga. Essa ascenção foi recompensada com convocações para a seleção principal da Bélgica, na qual é o terceiro goleiro, dado que com a suspensão de Gillet e a irregularidade de Proto, ele se mostra como a opção mais viável.
Casteels teve um monstruoso crescimento: de um goleiro praticamente desconhecido a um dos principais jogadores do tradicional Hoffenheim.
Casteels em ação pela seleção sub-21 belga, na qual é o capitão. Ele almeja conquistar sua vaga no Mundial do Brasil, com a provável classificação belga. |
Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário