A postagem de hoje será sobre um fato extremamente curioso que provavelmente muitos nem devem se recordar ou nem devem ter nascido quando Dmitri Kharine, goleiro com passagens pelo Chelsea, CSKA Moscou e Celtic, encerrou sua carreira profissional.
Kharine em ação pela seleção da URSS. |
Nascido no ano de 1968, iniciou sua carreira no Torpedo Moscou, onde se destacou muito, sendo convocado para a seleção soviética, que viria a ser campeã olímpica no ano de 1988, em Seul, Coréia. Naquela final, ele inclusive falhou no gol brasileiro.
No ano seguinte, se transferiu para o tradicional Dinamo Moscou onde ficou até 1991, quando deixou o time para jogar pelo CSKA, também de Moscou. É um dos poucos jogadores no futebol russo que atuou por três equipes diferentes da mesma cidade. Para muitos, poderia ter ido a Copa de 1990 pela União Soviética, porém o treinador optou pelo lendário Rinat Dasaev, já em final de carreira, por Igor Chanov e Aleksandr Uvarov. Jogou apenas seis jogos pela seleção soviética.
Uma das marcas registradas em toda a carreira, foram os cabelos longos, as camisas coloridas da década de 90 e a calça comprida de treino, sendo usada para jogo. |
Em 1991 a União Soviética deixa de existir, agora era composta por inúmeros países, como Rússia, Ucrânia, Bielorússia, etc. Porém, havia um detalhe: os soviéticos já estavam classificados para a Eurocopa de 1992, que seria realizada na Suécia. Para isso, foi criada a seleção da CEI(Comunidade dos Estados Independentes) em 1992, que visava apenas a participação da equipe na Eurocopa. Era digamos, o último respingo da seleção soviética. Curiosamente, o jogador com maior número de jogos foi justamente Kharine.
Kharine com a camisa da extinta seleção da CEI. Em sua única competição disputada não chegou se quer a vencer na Eurocopa: 2 empates e 1 derrota |
Naquele mesmo ano, após a Euro 92, Kharine se transfere para o Chelsea, para disputar a recém criada Premier League. Chegando ao time por 400.000 de libras, na mesma época em que Schmeichel chegaria ao Manchester United, Kharine oscilou bons e maus momentos no time londrino, o qual ficaria até 1999 e seria substituido pelo holandês Ed de Goey. Foi para o Celtic onde ficou até 2002, sem jogar muito tempo e depois para o modesto Honrchurch, time que disputa ligas regionais na Inglaterra.
Disputou a Copa de 1994, pela Rússia, onde enfrentaria novamente Romário e Taffarel, como pela final Olímpica em 88, mas dessa vez com vitória brasileira por 2x0. Além disso disputaria a EURO 1996, mas mais uma vez não conseguiu passar da primeira fase. Se aposentaria da seleção russa em 1998, após jogo contra a Ucrânia.
Kharine ao sofrer o gol de Romário |
Atualmente é o preparador de goleiros do Luton Town da Inglaterra.
Kharine ou Kharin pode não ter sido um grande goleiro como foram Yashin e Dasaev, mas representou foi extremamente importante, juntamente com jogadores como Oleg Salenko, Valeri Karpin e Andrei Kanchelskis como precursores dos jogadores russos em times fora de seu país, atuando em grandes centros como Espanha e Inglaterra.
Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!
Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário