quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O monstro russo das areias: Andrey Bukhlitskiy

O futebol de areia deixou, a muito tempo, de ter a hegemonia apenas brasileira. Equipes como a França, Itália, Espanha, Portugal, chegaram a surpreender nos últimos mundiais da categoria e até mesmo seleções sem tanta tradição na categoria e nos campos, como a Rússia, atual campeã do mundo e a Suíça, que já foi vice campeã em 2009, mostram muita competência nos torneios que disputam.

O time russo, atual campeão do mundo tem suas origens bem recentes no futebol de areia, coisa de 7 anos pra cá. Fruto do trabalho e da dedicação de atletas e de comissão técnica, que tornaram uma seleção de um país que fica seis meses do ano coberto por neve uma verdadeira potência nessa modalidade que até a pouco tempo atrás era estritamente dominada pelo Brasil.

Vamos ao que interessa, o personagem principal do time russo é seu goleiro, de nome complicado e hábitos estranhos: Andrey Bukhlitskiy

Eleito melhor goleiro do mundial de 2011, que ocorreu na Itália, é tido por muitos como o melhor goleiro de futebol de areia do mundo.
O goleiro de 1,83m alternava a carreira acadêmica, se graduando em direito com os treinos no modesto FC Titan da segunda divisão russa, o qual ele fez quase 70 partidas. Depois disso, atuou por mais três equipes, até abandonar de vez o futebol de campo, isso em 2004, quando tinha apenas 22 anos. Porém, uma ideia mudou completamente sua vida: migraria para o recém criado futebol de areia na Rússia.


De goleiro modesto até um dos melhores da posição na atualidade, essa foi a mudança de Bukhlitskiy. Inúmeros títulos com o time russo, sejam eles individuais ou coletivos!

O russo tem uma personalidade fechada, quieto, calado, sereno, mas que dentro de campo, se transforma em um verdadeiro monstro, em termos de raça, técnica e rituais, como usar uma luva de cada marca diferente,jogar areia no rosto, lamber as luvas antes dos tiros diretos, dar tapas na cara ou beijar infinitas vezes suas balizas. Uma verdadeira figuraça! Atualmente joga no time do Lokomotiv Moscou, mas teve passagens pelo Barcelona, por empréstimo.

O beijo na trave é uma marca registrada do russo, além de seu cabelo moicano.
Esse ano, no mundial do Tahiti, ele espera conquistar o bicampeonato mundial com a sua seleção. Suas defesas e rituais serão essenciais para que o time chegue a isso. 

A seguir um vídeo com boas defesas do monstro russo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário