sábado, 19 de outubro de 2013

Courtois x Mignolet: A camisa 1 belga já tem um dono?

Muito se fala sobre a nova geração belga, com grandes jogadores que atuam nos principais clubes do futebol mundial. Uma das "rivalidades" mais interessantes desse time se refere aos seus dois goleiros, extremamente talentosos e que lutam pela titularidade da seleção recém classificada para a Copa do Mundo de 2014.

Primeiro, vamos a uma breve tabela comparativa entre Simon Mignolet e Thibaut Courtois:



A evolução do jovem goleiro, filho de ex-jogadores de voleibol, que tentou ser lateral esquerdo, e ainda foi de sexto goleiro no Genk, a titularidade de um dos times mais fortes da Europa na atualidade vem de três temporadas excelentes, onde foi um dos grandes responsáveis por recolocar o Atlético de Madrid na briga direta na La Liga, além de recuperar o prestígio continental que o clube a tempos não tinha, com os titulos da Liga Europa na temporada 2011-12 e a Supercopa de 2012, além da Copa do Rey, na temporada passada, vencendo o rival Real Madrid, além de ter sido eleito o melhor goleiro do Campeonato Espanhol.



Mignolet por sua vez é um reserva de respeito. Filho de um ex-goleiro não profissional, Simon Mignolet se tornou goleiro por acidente, como ele mesmo afirma. Revelado no modesto Sint Truiden, conseguiu levar a equipe aos "playoffs" da Liga Belga, um ano após ter sido campeã da segunda divisão. As boas atuações levaram Mignolet no ano de 2010 a ser contratado pelo Sunderland da Inglaterra, time no qual seria reserva do escocês Craig Gordon, na época a contratação mais cara de goleiros da Premier League. Porém, lesões de Gordon fizeram com que Mignolet atuasse mais e na temporada seguinte se firmasse como o titular. Os interesses de grandes clubes cresceram após excelentes atuações, até ser vendido ao Liverpool, nessa temporada. Apesar de a equipe não estar disputando torneios continentais, tem sido peça fundamental do time nesse bom começo de campanha no Campeonato Inglês. Na atual temporada, me arrisco a afirmar que é o melhor goleiro do Campeonato Inglês. Outro fator interessante e que impressiona a muitos é que Mignolet é formado em Ciências Políticas e é fluente em 5 idiomas (holandês, inglês, francês, alemão e flamengo)


Courtois sem dúvida é e merece ser o titular pelo que conquistou nas últimas temporadas, porém, Mignolet já vem mostrando muito potencial, sendo uma sombra para Courtois. O desejo, de quem gosta de um bom futebol é de que ambos estejam em alto nível até o Mundial de 2014, aguçando ainda mais essa saudável disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário