segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Os cinco gols de goleiros na Premier League

Para um goleiro, marcar um gol é algo quase impossível. Nos casos de goleiros como Rogério Ceni e Chilavert, exímios batedores de faltas e de pênaltis, isso não era uma realidade tão distante, mas, e no caso de goleiros que não se aventuram a isso? Que no máximo vão a área tentar um cabeceio? Enfim, a postagem de hoje será sobre os 5 gols de goleiros que ocorreram na Premier League(iniciada na temporada 92-93), seja por "acidente" ou por pura raça e insistência dos mesmos.

O primeiro gol de goleiro na Premier League foi feito na temporada 2001-02, por nada mais nada menos que o dinamarquês Peter Schmeichel, um dos maiores goleiros de todos os tempos, e que na época defendia o Aston Villa, em partida contra o Everton. No rebote da zaga do Everton, a bola sobrou para Schmeichel, que como um centroavante fuzilou o gol, defendido por Paul Gerrard. O gol foi feito na derrota de 3x2 do time de Birmingham para o clube azul de Liverpool. 

O gol diante do Everton foi o 11º em sua carreira. Ele havia marcado 6 gols em 85 e 2 em 87, quando defendia Hvidore e Bronbdy, respectivamente, 1 gol quando defendia o Manchester United  na temporada 1995-96, 1 gol pela seleção dinamarquesa em 2000 e esse em 2001.
O segundo goleiro artilheiro da Premier League foi do veterano norte-americano Brad Friedel, que atualmente defende o Tottenham Hotspurs. O gol, feito na época em que ele defendia o Blackburn Rovers, foi assim como o de Schmeichel em aventuras na área, no qual Friedel conseguiu após confusão na grande área desviar a bola de letra, para o fundo das redes do irlandês Dean Kiely, na temporada 2003-04, empataria o jogo contra o Charlton Athletic, porém, o time londrino conseguiu reverter o empate, vencendo por 3x2.
Esse foi o único gol da carreira de Friedel, que já se aventurou outras vezes na área, sem sucesso.
O terceiro gol de goleiro foi marcado pelo inglês Paul Robinson, que atualmente joga pela equipe do Blackburn Rovers e que recentemente passou por sérios problemas de saúde, relacionados a um coágulo sanguíneo pulmonar. O gol feito na época em que ele defendia o Tottenham Hotspurs, na temporada 2006-07 foi contra o Watford, em vitória do time londrino por 3x1. O gol foi curioso: após falta no campo de defesa dos Spurs, Robinson despachou para frente e contou com um "quique" da bola e com a desatenção do goleiro Ben Foster (atualmente no West Bromwich Albion).

O gol foi o segundo de Robinson, que havia marcado de cabeça, quando defendia a equipe do Leeds United, contra o Swndon Town, pela Copa da Liga Inglesa, temporada 2003-04.
O quarto gol foi feito por mais um norte americano, Tim Howard, que defende atualmente o Everton. O gol foi marcado na temporada 2012-13, na derrota por 2x1 para o Bolton Wanderers. O gol foi depois de um recuo feito por Distan, no qual Howard despachou pra frente e contando com uma ajuda do vento e do goleiro do Bolton, o húngaro Adam Bogdán. O mais curioso é que diferente dos outros três citados, Howard não comemorou e afirmou que não havia sido uma situação bacana e foi por isso que não comemorou. Isso mostra o exemplo de Goalkeeper Union, citado em algumas postagens atrás.


O quinto e até agora último gol de goleiro na Premier League foi marcado pelo bósnio Asmir Begovic, do Stoke City, em partida contra a equipe do Southampton. O gol ficará marcado como o gol de goleiro mais rápido da história do futebol inglês, e talvez mundial, marcado aos 13 segundos de jogo, após despachar um recuo, contando com a colaboração do goleiro polonês dos Saints Artur Boruc.

Assim como Howard, Begovic não comemorou e após o jogo cumprimentou o companheiro de posição, Boruc.


A seguir os vídeos dos cinco gols de goleiros na Premier League! No primeiro os 4 primeiros citados e o segundo com o gol de Begovic.


Nenhum comentário:

Postar um comentário