Mark Bosnich foi o primeiro goleiro australiano a se destacar no futebol inglês, isso na década de 90.
Com diversas polêmicas em sua carreira, foi um dos grandes da ida de jogadores da Austrália ao futebol inglês.
Bozza, como ele é apelidado, nasceu em 1972, na cidade de Sydney. Iniciou sua carreira na equipe do Sydney Croatia (time semi-profissional da colônia croata na Austrália) e sempre se mostrou um goleiro promissor.
No ano de 1989, aos 17 anos, decide se aventurar na equipe do Manchester United, comandada na época por Alex Ferguson. Devido a inexperiência e a concorrência com goleiros mais experientes como o escocês Jim Leighton e o inglês Les Sealey fizeram com que o australiano deixasse a equipe de Manchester em 1991 tendo feito apenas 3 jogos pela equipe. O destino de Bosnich foi a volta para o time do Sydney Croatia.
Menos de um ano depois de voltar à Austrália, surge a proposta do Aston Villa, tradicional clube inglês, mas não se fixou na primeira temporada, concorrendo novamente com Les Sealey, que havia sido emprestado ao clube de Birmingham. O goleiro australiano só veio a se fixar na equipe de Birmingham na temporada seguinte, tendo seu auge na temporada 1993-94, na qual foi decisivo no título da Copa da Liga Inglesa daquela temporada. Nas semifinais, defendeu três cobranças contra o Tranmere Rovers na semifinal e foi decisivo na final, justamente contra seu ex-time, o Manchester United. Naquele ano, ele se envolveria em uma polêmica, relacionada ao fim de seu casamento, dado que para muitos, o casamento dele que foi realizado em 1992 seria de conveniência, para que ele pudesse tirar o visto de trabalho na Grã Bretanha.
Decisivo nas temporadas seguintes, evitou o rebaixamento do time em 1995-96, além de ter faturado novamente a Copa da Liga Inglesa, em final contra o Leeds United. No ano de 1996 se envolveria em mais uma polêmica, na qual provocou torcedores do Tottenham Hotspurs, clube de Londres conhecido por ter muitos torcedores judeus, com uma saudação nazista. Bosnich foi multado em 1000 libras.
No ano de 1999, com o fim do contrato com o Aston Villa, voltaria ao Manchester United, que na época estava sem Peter Schmeichel, que havia se transferido para o Sporting Lisboa. Durante sua primeira temporada, foi figura importante no título inglês dos Red Devils e principalmente na conquista da Copa Intercontinental daquele ano, em vitória sobre a equipe do Palmeiras. Naquele mesmo ano, se envolveria em mais uma polêmica, bem curiosa: ele às vésperas de seu segundo casamento, teria se envolvido em uma confusão em uma boate de strip, em sua despedida de solteiro, tendo sido preso e liberado para o casamento horas antes do início do mesmo. O casamento de Bosnich duraria apenas 1 ano e 2 meses.
A passagem de Bosnich pelo United seria tão curta como a primeira. Após a contratação do francês Fabien Barthez, em 2000, Bozza perdeu seu espaço no United, sendo relegado a reserva do goleiro francês, que na época tinha sido campeão europeu com sua seleção. Depois de negar um empréstimo a equipe escocesa do Celtic, permaneceu no time até 2001, quando foi vendido ao Chelsea. Segundo Alex Ferguson revelou em sua autobiografia, lançada esse ano, Bosnich era um terrível profissional, sobretudo nos problemas relacionados a disciplina, sobretudo alimentar, dado que o australiano sempre vivia acima do peso ideal.
No Chelsea, sofreu com lesões, jogando apenas 5 jogos em sua passagem, encerrada em 2001. Além disso, se envolveria com drogas, no caso, a cocaína que o prejudicaria bastante, além de ter gerado uma suspensão de quase 1 ano para o australiano, que em 2003 decide abandonar o futebol.
O vício nas drogas quase fizeram com que o mesmo matasse seu pai, ameaçando o mesmo com um rifle. Após se recuperar do vício, passou a voltar a treinar em 2007, no QPR e no ano seguinte, passaria a ser goleiro do Central Coast Mariners, clube da A-League. Na sua estréia, defendeu um pênalti.
No seu país natal, mesmo com 35 anos, foi destaque em algumas partidas, porém seu treinador optaria pelo jovem Danny Vukovic. Em 2009 jogaria pelo Sydney Olympic, time de sua cidade natal, time de imigrantes gregos que disputa divisões inferiores a A-League. Após uma lesão no tendão, Bosnich decide abandonar de vez o futebol.
Pela seleção australiana, jogou 17 partidas entre 1993-2000, tendo marcado inclusive um gol em goleada nas eliminatórias da Copa de 1998, contra as Ilhas Salomão. Nunca disputou mundiais, apenas as Olimpíadas em 1992 em Barcelona e a Copa das Confederações em 1997, na qual sua seleção foi vice campeã, perdendo a final para o Brasil. Perderia a titularidade australiana para outro goleiro que já atuava no futebol inglês: Mark Schwarzer.
Atualmente, Bosnich é agente de jogadores e comentarista esportivo no canal Fox Sports da Austrália.
Espero que tenham curtido essa postagem sobre mais um goleiro da história.
Fiquem com o vídeo da brilhante atuação de Bosnich nos pênaltis da semifinal da Copa da Liga Inglesa da temporada 1993-94.
Nenhum comentário:
Postar um comentário