quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

David Marshall e a "maldição" de Martin O'Neill

David Marshall é o goleiro da equipe galesa do Cardiff City, recém promovida a Premier League. O escocês de 28 anos de idade tem sido um dos principais goleiros da equipe do País de Gales no Campeonato Inglês, suas excelentes intervenções tem sido cruciais para que o time se mantenha na elite do futebol inglês.


Muitos não devem lembrar ou nem sabiam, mas Marshall foi revelado no Celtic, da Escócia, time de sua cidade natal, Glasgow. Aos 17 anos, faria sua estréia no Celtic substituindo o goleiro espanhol Javier Broto aos 82 minutos da partida contra o St Johnstone, pela Copa da Escócia. 


Marshall permaneceu na reserva no Celtic, atuando em algumas partidas, mas sem obter destaque.

Até que no ano de 2004, ele teve sua chance de ouro. O então titular Rab Douglas estaria suspenso para os jogos contra o gigante Barcelona, pela Copa da UEFA na temporada 2003/04. O time catalão contava com jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Marc Overmars, etc. e era um dos favoritos a conquista do título continental. No primeiro jogo entre as equipes, vitória escocesa em casa 1x0 e na volta, o jovem goleiro de 19 anos seria o titular. 


O escocês fez a partida de sua vida. Eleito melhor jogador em campo, fez defesas incríveis, contribuindo para a classificação da equipe as quartas de final do torneio, como podemos ver no vídeo a seguir:


O Celtic seria eliminado na fase seguinte, a de quartas de final, para os espanhóis do Villarreal.

Porém, o que mais chamou a atenção foi a declaração do então técnico norte-irlandês do Celtic, Martin O'Neill após a partida. Ao invés de elogiar Marshall, ele disse a seguinte frase:

"Após essa partida esplêndida, ele (David Marshall) sempre cairá de nível. Seria melhor que encerrasse a carreira após esse jogo."
A declaração de O'Neill parece ter feito um pouco de sentido. Marshall não voltou a ser titular no Celtic, com a chegada em 2005 do polonês Artur Boruc. O escocês até foi utilizado incialmente como titular na temporada 2006/07, porém, más atuações nos dois primeiro jogos do Campeonato Escocês, nos quais ele sofreu 9 gols no total, mostraram que ele não era mais o mesmo Heroi da Catalunha. Foi vendido, para o Norwich City, que disputava na época a segunda divisão inglesa.


Depois do Norwich, Marshall chegou ao Cardiff, em 2009 e onde está até hoje. Seus únicos títulos foram o da segunda divisão, pelo Cardiff na temporada passada, duas Copas da Escócia e um Campeoanto Escocês, destes título foi titular absoluto apenas no título pelo Cardiff, temporada passada.


E a "maldição" de O'Neill fez efeito: nunca mais Marshall voltaria a ser heroi, como naquele épico sonho de um goleiro adolescente em Barcelona. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário