Este final de semana, o Lille perdeu sua terceira partida na Ligue 1, o Campeonato Nacional da França.
A derrota por 1x0 contra o Bordeaux fora de casa, representou o final de uma sequência invicta de 11 jogos da equipe francesa e também culminaram no fim de uma sequência de jogos sem sofrer gols de seu goleiro, o nigeriano Vincent Enyeama, que passou 1062 minutos sem sofrer nenhum gol.
O interessante é que apenas nessa temporada que Enyeama se fixou como titular. O nigeriano chegaria do futebol israelense em 2011, onde foi ídolo na equipe do Hapoel Tel Aviv. Porém, não teria tantas oportunidades de ser o titular, dado que o titular era o francês Mickäel Landreau. A primeira partida do goleiro nigeriano seria na Champions League da temporada 2011/12, em jogo contra a Internazionale de Milão.
Porém, Enyeama estava insatisfeito com a reserva, sendo emprestado para o Maccabi Tel Aviv, de Israel (rival do Hapoel) time o qual ele foi ídolo durante muito tempo. Após uma regular temporada 2012/13, ele voltaria de empréstimo para o Lille, para a disputa da atual temporada dado que Landreau havia sido vendido ao SC Bastia e o então reserva Steeve Elana não mostrava-se um goleiro de confiança, além da mudança de treinadores: sairia Rudi Garcia e viria René Girard para o comando do Lille.
Na atual temporada, jogou todos os jogos da equipe e sofreu apenas 5 gols. 2 na segunda rodada para o Reims, 2 na 6ª rodada para o Nice e 1 do Bordeaux, na rodada passada, ficando da 6ª a 17ª rodada sem sofrer gols, sendo decisivo na excelente campanha de sua equipe, que está na terceira colocação, atrás apenas de PSG e Monaco.
O gol sofrido nesse final de semana foi após um chute do camaronês N'Guémo desviado pelo zagueiro dinamarquês Kjaer e que tirou completamente Enyeama, como podemos ver no vídeo a seguir. O lance do gol começa aos 0:56
Coincidentemente, o recorde de invencibilidade da Ligue 1 é justamente de um ex-goleiro do Bordeaux, time que venceu a muralha nigeriana. Gaëtan Huard foi ídolo da equipe Girondina na década de 90, e manteve na temporada 92/93 um incrível recorde de 1176 minutos sem sofrer gols na Ligue 1.
Na temporada passada, outro goleiro tentaria chegar próximo a Huard, o italiano Salvatore Sirigu, do PSG, com 948 minutos sem sofrer gols.
Enfim, fiquei de certa forma desapontado com a permanência desse tabu. O recorde de Huard é notável e incrível, porém merecia de certa forma ser batido, devido a importância de Enyeama com suas boas defesas e com sua experiência na equipe do Lille, que busca conquistar uma vaga na Champions League da temporada que vem.
Espero que o Lille mantenha o nível nessa temporada e que sobretudo Enyeama mantenha seus excelentes números defensivos. A diretoria se mostrou bem confiante com o goleiro nigeriano, renovando seu contrato até 2017!
Fiquem com o vídeo de boas defesas de Enyeama nessa atual temporada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário