segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os 15 fatos envolvendo goleiros(as) que foram marcantes em 2013

Essa será a última postagem de 2013. Então, nada melhor que fazer uma retrospectiva dos 15 fatos mais importantes e de certa forma marcantes para goleiros e goleiras em 2013. Selecionei os acontecimentos que julguei mais importantes e apresento eles aqui nessa "retrospectiva".

1-A defesa de Wakabayashi de Ângelo Campos.



O goleiro da seleção sub-20 do Peru Ângelo Campos, protagonizou uma defesa impressionante no Sul Americano da categoria esse ano, disputado na Argentina.

Após ser driblado pelo atacante uruguaio, o goleiro peruano fez recuperação incrível e evitou um gol certo da equipe uruguaia, que viria a ser vice campeã mundial naquele ano. Vejam a seguir o vídeo de Campos, em defesa digna do lendário Benji Wakabayshi, goleiro da seleção japonesa do desenho Super Campeões.


2- O falecimento do El Polaco



Ladislao Mazurkiewicz foi o maior goleiro da história do Uruguai. O filho de pais poloneses foi ídolo nacional, onde brilhou no Peñarol na década de 60, além de ter jogado no Atlético Mineiro nos anos 70. Jogou 3 mundiais (1966, 1970 e 1974). Em 1970 foi eleito o melhor goleiro, superando nomes como Gordon Banks e Enrico Albertosi. Faleceu em Montevidéu, devido a uma série de problemas respiratórios e renais.

El Polaco ficaria famoso por dois lances na Copa de 70 envolvendo ele e Pelé. No primeiro onde sofreu um drible sensacional de Pelé, que acabou chutando para fora e no segundo, após cobrar mal um tiro de meta que o mesmo Pelé emendou de bate-pronto, se recuperou a tempo de fazer uma bela defesa.


3- A "adiantada" de Rogério Ceni



Na semifinal do campeonato paulista entre Corinthians e São Paulo, decidida nos pênaltis, um lance chamaria muita atenção.

Rogério defenderia a cobrança de Alexandre Pato, porém, a adiantada para realizar a defesa foi gigantesca e virou um verdadeiro "hit" da internet. Pato converteria o pênalti em sua segunda chance e levaria o Corinthians a final contra o Santos, a qual se sagraram campeões.


4-O milagre de Victor



Pênalti no último minuto do jogo entre Atlético Mineiro e Tijuana. Um gol da equipe mexicana, eliminaria o Atlético Mineiro da Libertadores.

Victor, goleiro do Atlético, defenderia a cobrança de Riascos e se tornaria heroi do time mineiro, na campanha vitoriosa da Libertadores de 2013.


5-A volta por cima de Júlio César na seleção brasileira



Rebaixado para a segunda divisão inglesa com o QPR, Júlio César atravessava um mau momento em sua carreira, onde se questionava sua titularidade e até mesmo sua presença na seleção brasileira.

Com boas atuações da Copa das Confederações, sobretudo na semifinal contra o Uruguai, onde defenderia um pênalti de Forlán, seria decisivo na conquista do título para a seleção do Brasil.


6- O falecimento do primeiro goleiro brasileiro campeão do mundo.



No dia 25 de agosto de 2013, Gylmar dos Santos Neves, bicampeão mundial em 1958 e 1962 faleceria aos 83 anos em consequência de um AVC. Foi ídolo da seleção, do Corinthians e do Santos.


7- Nadine Angerer calando os críticos



"Velha, acabada, tem de se aposentar da seleção alemã". Falavam isso da goleira alemã Nadine Angerer antes da Eurocopa Feminina em 2013, que seria realizada na Suécia.

Mostrando o porque de ser considerada por muitos uma das melhores goleiras da história, Angerer fez uma Eurocopa Feminina Incrível no ano de 2013, defendendo dois pênaltis na final contra a Noruega. Eleita a melhor jogadora da Europa em 2013, melhor goleira do torneio europeu, foi indicada ao prêmio de melhor jogadora do mundo, onde disputa com Marta e Abby Wambach o prêmio.


8- Morre o Gato do Maracanã



Antoni Ramallets foi um lendário goleiro espanhol que atuou durante muito tempo no Barcelona, tido como um dos melhores goleiros da história do clube. Disputou a Copa de 1950 pela seleção de seu país e apesar de sofrer 6 gols do Brasil, foi essencial na campanha que levou os espanhóis ao quarto lugar daquela edição do mundial.


9-A incrível falha de Christiane Endler



A chilena Endler é tida como uma das melhores goleiras do mundo e para muitos é a melhor da nova geração. Porém, esse ano ficará marcado para a goleira da USF como o de uma falha épica em jogo contra a Universidade do Texas.

Após a goleira do time adversário, Abby Smith cobrar falta antes do meio campo, Endler tentaria defender, mas se atrapalharia e sofreria um frango histórico. Porém, a chilena não se abateu com essa falha e fez ótima temporada, sendo eleita uma das melhores goleiras da sua conferência e sendo decisiva na boa campanha de sua seleção no Torneio Internacional de Futebol Feminino, realizado em Brasília esse ano, onde as chilenas foram vice campeãs.


10- O "peixinho" de Manuel Neuer



O alemão Neuer é conhecido por suas loucuras em campo.

Na final da Recopa Europeia, em jogo contra o Chelsea, ele protagonizou um lance curioso e bem bizarro, onde no desespero para ajudar o Bayern que perdia para os blues, deu literalmente um peixinho no meio campo.


11- A estréia dos sonhos de Simon Mignolet



O goleiro belga Mignolet chegaria a Liverpool com muitas desconfianças por parte da torcida. Alguns afirmavam que Pepe Reina não deveria ser emprestado e mantido nos Reds.

Mignolet em sua primeira partida oficial, contra o Stoke City pela Premier League começaria o jogo bem nervoso. O Liverpool venceria com gol de Sturridge, porém, o nome do jogo seria o goleiro belga, com uma defesa de pênalti.


12- Rogério Ceni e sua atuação incrível contra a Universidad Catolica



O São Paulo vivia má fase no Brasilierão e enfrentaria a Universidad Católica do Chile no jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul Americana. O jogo seria realizado no San Carlos de Apoquindo, casa da Católica.

Rogério fez uma das melhores atuações de sua carreira, com defesas incríveis que ajudaram o São Paulo a vencer a equipe chilena por 4x3.


13-A consagração de Fábio



O goleiro cruzeirense Fábio consagrou a excelente temporada de 2013 com grandes defesas que foram cruciais no título do brasileiro do Cruzeiro.

Tido para muitos como o melhor goleiro atuando no Brasil, tem mostrado seu valor no Cruzeiro. Esse título brasileiro mostrou sua importância, como goleiro e sobretudo como líder em um elenco. A dúvida que fica é: porque ele não tem chances na seleção brasileira?


14- O ano negro para os goleiros do Vasco da Gama



Alessandro, Michel Alves e Diogo Silva. Os três goleiros utilizados na meta vascaína durante o ano decepcionaram a torcida, sendo muitas vezes responsáveis por resultados negativos, contribuindo no rebaixamento a segunda divisão da equipe carioca. Para o ano de 2014, o Vasco trouxe o goleiro Martín Silva, ex-Olímpia, para tentar mudar a má fase de 2013.


15- A polêmica transferência de Dida.



Aos 40 anos, Dida, que no ano de 2013 foi goleiro do Grêmio se destacou muito, porém, sem ter o contrato renovado, deixou o time tricolor gaúcho e em 2014 usará a camisa do maior rival do Grêmio: O Internacional.

Para mim, esses foram os 15 fatos que marcaram o "Mundo Goleirístico" em 2013. Para vocês, qual foi o fato mais curioso ou preferido?

Desejo a todos excelente ano novo. Que 2014 seja um ano de realizações e sucesso a todos os leitores do Crônica de Goleiro! Obrigado pelas críticas, pelas sugestões, leituras, vocês são demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário