domingo, 8 de dezembro de 2013

Os goleiros brasileiros "desconhecidos" na Europa.

A Europa é sem dúvidas o cenário ideal, o sonho para todo o futebolista. Grandes atletas, grande estruturas de clubes, enfim, o grande sonho de muitos jogadores de futebol. 


No caso dos goleiros, o prestígio em cenário europeu se deu com a ida de Taffarel para o Parma nos anos 90, (sendo que já tínhamos tido experiências de outros goleiros na Europa, entre eles o folclórico Jaguaré na década de 30 pelo Barcelona e pelo Olympique de Marselha e Carlos, goleiro da Copa de 86, que teria passagem no futebol turco no final dos anos 80) e que aumentaria ainda mais nos anos 2000 com a ida de outros goleiros, entre eles Dida, Julio César, Rubinho, Doni, Julio Sérgio, Diego Alves, etc. Em sua grande maioria, todos foram para grandes centros e para equipes de ponta ou medianas.

Na postagem de hoje, falarei sobre alguns goleiros que foram para equipes pouco conhecidas na Europa, onde muitos conseguiram obter um bom sucesso.

ADRIANO BASSO



Natural da cidade de Jundiaí, nascido em 1975, começou sua carreira na equipe da Ponte Preta no ano de 1998, onde ficaria até 2002. Teria ainda uma curta passagem pelo Atlético Paranaense, antes de ir para Inglaterra em 2003. Basso não iria para a Inglaterra para jogar e sim para se casar, dado que sua noiva fazia intercâmbio por lá, porém, quis o destino e a insistência de sua agora esposa, que ele tentasse fazer testes no Arsenal, onde ficaria por 3 meses, pois não tinha passaporte europeu. Após conseguir o visto de trabalho, o goleiro começou a atuar pelo St Albans, da Southern Football League, que seria equivalente a 7ª divisão do futebol inglês, em seguida iria para o Woking, da 5ª divisão, em 2004, onde ficaria até 2005, quando receberia uma boa proposta para o Bristol City. No Bristol, ganharia status de ídolo, com boas atuações, sendo inclusive no ano de 2007 eleito o melhor jogador da região Oeste da Inglaterra e tendo quase conseguido o acesso a Premier League em na temporada 2007-08, onde sua equipe perderia a vaga nos play-offs da Championship, para o Hull City. Basso ficaria no Bristol até 2010, ao fim de seu contrato e depois disso, teve passagens sem sucesso pelo Wolverhampton e pelo Hull City. Depois do Hull, não voltou a atuar por mais nenhuma equipe.



MAGNO MACEDO NOVAES



Nascido em São Paulo no ano de 1983, Macedo Novaes, como é conhecido, inciou sua carreira nas categorias de base do São Paulo e do Corinthians. Sem chances na equipe principal, seria negociado junto ao Bahia em 2000, onde ficaria até 2004, sem muitas oportunidades. Jogaria ainda pelo Murici de Alagoas e pelo Democrata de Governador Valadares, até que em 2005, decide tentar se "aventurar" pela Europa, especificamente pelo futebol francês. Iniciou sua trajetória na equipe do AS Moulins, da quarta divisão onde ficaria até 2007, quando acertaria sua ida para o Arles Avignon, recém subido da terceira divisão para a Ligue 2. No Avignon ficaria por uma temporada, até ser negociado com o SC Bastia, clube onde ganharia o status de ídolo, sendo peça fundamental da equipe que viria a ser campeã da Ligue 2. O mesmo foi eleito o melhor goleiro daquela temporada da segundona francesa. Essa temporada, Novaes deixou o Bastia devido a chegada do goleiro Mickäel Landreau e atualmente defende o Vallencienes, da Ligue 1. 

RAFAEL DE ANDRADE



Revelado nas categorias de base do Juventus-SP, seria contratado pelo Santos em 2000 e ficaria até 2005, tendo raras oportunidades, apesar de ter ganho o Campeonato Brasileiro em 2004. De 2005 a 2007 ficaria no São Bento, até que no ano de 2007 começaria sua carreira no futebol italiano, a serviço do Hellas Verona. Em 2010-11 o time conseguiria o acesso para a segunda divisão italiana e na temporada 2012-13 voltaria a Serie A italiana. Mesmo com a chegada do goleiro da seleção búlgara Nikolay Mihailov, Rafael tem se mantido como o titular da equipe de Verona.

Uma jogada curiosa de Rafael, ocorreu na terceira divisão em jogo contra o Ternana, na temporada 2009/10, onde ele fez uma jogada que eu particularmente só tinha visto ser feita com goleiros de futsal ou com o lendário Jorge Campos, ex-goleiro da seleção mexicana.


ADRIANO FACCHINI




O catarinense Facchini começou sua carreira na base do Santos e profissionalmente começou a jogar pela Portuguesa Santista, mas sem sucesso, passou a "peregrinar" por equipes de menor expressão, como o Jabaquara(SP), o Ananindeua(PA) e o Castanhal(PA). Em 2011, tentaria a sorte no futebol português, especificamente para a equipe do União FC, da Ilha da Madeira e que disputava a terceira divisão do futebol português. Foi jogador fundamental da equipe que conseguiria o acesso para a segundona portuguesa, e logo seria contratado pelo Gil Vicente, para a disputa da Liga Sagres. Seu contrato com o time se encerra no final de 2014, com possibilidade de renovação.



PEÇANHA


O experiente Peterson Peçanha de 33 anos, foi revelado nas categorias de base do Flamengo. Sem chances na Gávea, seria transferido para o Bangu e América, todos times do Rio de Janeiro, além de ter passado pela equipe do Novo Horizonte, de Goiás, River do Piauí, São Raimundo de Manaus, antes de em 2005 chegar no futebol português, especificamente na equipe do Paços de Ferreira, onde de desconhecido, veio a ser peça fundamental da equipe na conquista de uma vaga para a Copa da Uefa, na temporada 2006-07. Em 2008 jogaria pelo clube grego Thrasyvoulos F.C, que havia conquistado o acesso para a primeira divisão naquela temporada, mas não conseguiria se manter, sendo rebaixada ao fim da temporada. Peçanha voltaria então para o futebol português, especificamente para o CS Marítimo, onde mais uma vez, seria peça chave para que a equipe conquistasse vaga na Liga Europa da Temporada 2010-11. Depois do Marítimo, ele se aventuraria pelo futebol romeno, na tradicional equipe do Rapid Bucareste e atualmente defende o Petrolul Ploiesti, na primeira divisão romena.


Bem, listei alguns goleiros, provavelmente desconhecidos de grande parte de nós brasileiros. Existem outros, que não foram falados nessa postagem,, pelo simples fato de que eu provavelmente não conheço ou teria me esquecido.

Espero que tenham gostado dessa postagem! Até breve!

Um comentário: