quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jovens goleiros desconhecidos na Europa #2: Roman Bürki

Roman Bürki, goleiro suíço de 23 anos, foi recém contratado pelo Freiburg e vem mostrado sua qualidade na equipe. Fez parte do elenco helvético no Mundial de 2014, quando foi suplente de Benaglio e Sommer. Em um campeonato cheio de grandes goleiros como Manuel Neuer, Roman Weidenfeller, entre outros, o jovem Bürki já mostra grande potencial, apesar da pouca idade e experiência na Bundesliga.


Nascido em Müsingen, cidade do cantão de Berna, capital suíça, Bürki iniciou sua carreira no time de base do FC Müsingen, em 1999 onde permaneceu até 2005, quando foi para o Young Boys, time de Berna e um dos mais fortes da Suíça. Curiosamente, seu irmão mais novo, Marco Bürki, também é jogador profissional, atuando como zagueiro no Young Boys e seu pai, Martin foi goleiro do FC Müsingen.

De 2005 a 2009, Bürki era goleiro das equipes de base do time de Berna. Ao ser promovido ao elenco principal, não teve tantas chances, devido a figura imponente de Marco Wölfli, titular absoluto da meta do Young Boys. Foi emprestado a diversas equipes, como o FC Thun e o FC Schaffausen.


No início de 2011, Bürki se transferiu para o Grasshoppers por empréstimo e rapidamente se tornou titular. No total, disputou 111 partidas pelo Campeonato Suíço e pela UEFA Champions League e UEFA Europa League, o jovem goleiro disputou quatro jogos na última temporada.



Suas excelentes atuações na temporada, levaram ele a ser o terceiro goleiro da Suíça no Mundial de 2014. Muitos até apontavam Marco Wölfli como o candidato mais forte a terceira vaga, porém Bürki, bastante eleogiado pelo ex-treinador da Suíça, Ottmar Hitzfeld, o convocou para ser o terceiro goleiro da seleção suíça, sendo suplente de Diego Benaglio e Yann Sommer. Porém, Bürki nunca disputou uma partida pelo selecionado helvético principal, mas já atuou em 21 partidas pelas seleções sub-18 e sub-21.

Curiosamente, os três goleiros da seleção suíça na Copa do Mundo de 2014 estão atuando na Alemanha: Sommer no Borussia Mönchengladbach, Bürki no Freiburg e Benaglio no Wolfsburg.
O excelente desempenho de Bürki chamou a atenção do Zurique, que o contratou em fevereiro de 2013 com um contrato de três anos, porém, o mesmo não permaneceu até o fim de contrato, sendo vendido ao SC Freiburg, após a Copa do Mundo de 2014, para suprir a venda de Oliver Baumann, que foi para o Hoffenheim.


Bürki é notabilizado por ser um goleiro com estilo arrojado e agressivo, dotado de excelentes reflexos associados a uma boa colocação e uma boa estatura (1,87m) e tem feito ótimas partidas no início da Bundesliga.

Sua qualidade é evidente e espera-se que ele a mantenha defendendo tanto o seu clube, como pela seleção suíça, a qual ele ainda não teve oportunidade de realizar estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário