domingo, 18 de janeiro de 2015

A ascensão de Benoît Costil

Sem dúvidas, ele é um dos melhores goleiros da Ligue 1, que vem mostrando porque é uma das melhores da Europa, do ponto de vista do nível dos goleiros nas últimas temporadas. 

Esse é Benoît Costil, goleiro francês do Rennes, que aos 27 anos vive o seu melhor momento da carreira e sonha em disputar a Euro 2016 pela seleção de seu país. 


Nascido em Caen, em 1987, Costil iniciou sua carreira na equipe de sua cidade natal aos 7 anos de idade. 

Em 2005, finalmente seria promovido ao time principal, sendo suplente do experiente Vincent Plante. Seu primeiro jogo foi no dia 12 de agosto de 2005, substituindo Plante em jogo contra o Reims. Em 2008 fez sua primeira partida na Ligue 1, em um empate de 0x0 contra o Auxerre.

Costil quando defendia o Caen.
De 2005 a 2009, Costil foi suplente na equipe do Caen, tendo sido emprestado na temporada 2008-09 ao Vannes OC, que na época, assim como o Caen, jogava a Ligue 2 (segunda divisão francesa). Fez apenas 15 jogos pelo Caen e 27 pelo Vannes OC. 

Na temporada 2009-10, o Caen retornaria a Ligue 2, após 2 temporadas na primeira divisão francesa. A diretoria do Caen decidiu não renovar com ele, optando por Alexis Thébaux, assim, Costil, em final de contrato e buscando jogar com regularidade, assinou com a equipe do CS Sedan Ardennes, também da segunda divisão francesa. 


Pelo Sedan, jogou duas temporadas, onde foi um dos principais nomes da equipe. Na temporada 2010-11, foi eleito o melhor goleiro da Ligue 2, porém, seu time, não conseguiria o acesso para a primeira divisão francesa, ficando na quinta colocação. Após encerrar seu contrato com o Sedan ao fim da temporada, foi contratado pelo Rennes, da primeira divisão francesa. 

O Rennes buscava um goleiro para substituir Nicolas Douchez, que havia se transferido para o PSG e apostou em Costil, que fez 37 das 38 partidas do Rennes na Ligue 1 em sua primeira temporada. 

Com 162 jogos desde sua chegada ao Rennes, é um dos ídolos da torcida. Se caracteriza por ser um goleiro de excelente posicionamento, ágil e com espírito de liderança. Algumas das excelentes defesas dele nessa temporada estão nesse vídeo:

Sua passagem pela seleção francesa, teve início nas categorias de base. Foi o titular da equipe francesa campeã européia sub-17 em 2004, em um time que contava com jogadores como Karim Benzema, Samir Nasri, Menéz e Ben Arfa, promessas do futebol francês na época. Costil jogou os 6 jogos do europeu e sofreu apenas 3 gols em 6 jogos. O goleiro teve passagens pelas seleções sub-18, 19 e 20 da França.

Time francês campeão europeu sub-17 em 2004.
No ano passado, recebeu sua primeira convocação para a seleção principal, após lesão de Stéphane Ruffier, para disputar dois amistosos da França contra Portugal e Armênia, nos dias 11 e 14 de outubro do ano passado, onde não atuou. Costil seria novamente convocado para jogos da seleção francesa em amistosos contra Albânia e Suécia em novembro do ano passado, ainda na vaga do lesionado Ruffier. 

Atualmente, pode-se dizer que ele é o 4º goleiro da seleção francesa, visto que Deschamps tem confiança total em Hugo Lloris, capitão do time e Steve Mandanda é o virtual primeiro reserva, apesar de ter ficado fora da Copa do Mundo em 2014 por lesão e que Ruffier, que vem se destacando bastante pelo ASSE na Ligue 1 é a terceira opção da França. 

Costil pelo visto terá de suar muito para confirmar seu espaço na seleção. A disputa por uma vaga no time francês, sobretudo na posição de goleiro é uma missão árdua e o mesmo já mostrou ter potencial para competir de igual para igual, não com Lloris, titular absoluto, mas com Mandanda e Ruffier por um lugar entre os Les Bleus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário