Essa semana, foi noticiada na imprensa inglesa, o interesse do Liverpool na contratação do goleiro australiano Mat Ryan, titular da seleção de seu país na Copa de 2014 e que atualmente defende o Club Brugge, da Bélgica.
Ryan, de 22 anos, está servindo a sua seleção na Copa da Ásia (realizada na Austrália) e apesar de ter contrato com o clube belga até 2018, estaria na lista de interesses do Liverpool para essa janela de transferências.
Seria o nome de Mat Ryan o ideal para quem sabe, obter a titularidade do Liverpool?
Vejamos alguns prós e contras de uma possível ida de Ryan para o Liverpool.
PRÓS
- O jovem australiano tem uma qualidade que o atual titular, Simon Mignolet, não possuí: habilidade em repor com os pés. Tanto que algum tempo atrás, o site Trivela chegou a mostrar algumas das habilidades de reposição de Ryan, quando o mesmo ainda defendia o Central Coast Mariners.
- Chegaria valorizado ao time inglês, devido a boa fase que vive no seu clube, atual líder da Jupiler League,conhecida por revelar grandes jogadores para os grandes centros do futebol na europa, onde Ryan sofreu apenas 22 gols em 21 jogos. Mignolet, por sua vez, sofreu 27 gols em 20 jogos da Premier League. Ryan na temporada passada, foi eleito o melhor goleiro do campeonato belga, título individual que já foi vencido por nomes como Thibaut Courtois (temporada 2010-11, defendendo o K.R.C Genk) e o próprio Mignolet, na temporada 2009-10 defendendo o Sint Truidense.
- Goleiro que mostra muita segurança para sua defesa. Apesar de ser um goleiro considerado baixo (1,84m) para os padrões, Ryan se notabiliza por ser seguro em bolas aéreas, forte e ágil em lances de 1x1, boa reposição de bola (com as mãos e pés), como podem ver na compilação a seguir, da temporada 2013-14:
CONTRAS:
- A inexperiência em uma liga competitiva como a Premier League e em um time da grandeza do Liverpool, seria um fator que de certa forma, poderia prejudicar Ryan. Existem diversos exemplos de goleiros que chegaram a Liga Inglesa valorizados de outros campeonatos nacionais "menos badalados" e não vingaram.
- Caso venha ainda nessa temporada, Ryan só poderia jogar partidas da Premier League e Copas Nacionais(FA Cup e Copa da Liga Inglesa), visto que não poderia defender o Liverpool na fase final da UEFA Europa League, dado que já disputou partidas nessa temporada pelo Brugge. Sendo assim, caso o Liverpool, tenha interesse em conquistar um título que dará vaga para a Uefa Champions League da temporada 2015-16, teria de jogar o torneio com um de seus goleiros que não fosse Ryan.
- Provavelmente, não viria tão barato para o Liverpool. Por ter contrato até 2018 com o Brugge, Ryan teria uma multa recisória bem alta e que talvez, não seria interessante para o Liverpool trazê-lo e "segurar as pontas" com Mignolet e Brad Jones, até o final da temporada, buscando para a próxima temporada um novo goleiro para o plantel do time inglês.
Tentei trazer alguns aspectos relacionados a essa especulação da ida de Mat Ryan para o Liverpool, que só será confirmada, após o retorno do goleiro da Copa da Ásia.
Se ele é ou não a melhor opção para o Liverpool, cabe ao leitor julgar, lendo os aspectos aqui mostrados e quem sabe, buscando outros, que não foram apresentados.
Espero que tenham gostado dessa análise e até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário