Na postagem de hoje, decidi falar sobre algumas curiosidades sobre os goleiros em Copas do Mundo, dado que estamos a menos de um ano de sermos sede de um mundial em nosso país.
O primeiro goleiro a sofrer gols em mundiais foi o mexicano Oscar Bonfiglio, em 1930 em partida contra a França. Bonfiglio também foi o primeiro goleiro a defender um pênalti em Copas, contra a Argentina, nessa mesma edição do mundial.
Primeiro a sofrer gols em mundiais e o primeiro a defender um pênalti, Bonfiglio faleceu em 1987 aos 81 anos. |
O primeiro goleiro a se sagrar campeão mundial foi o uruguaio Enrique Ballesteros, que viria a ser escolhido o melhor daquela edição do mundial.
Ballesteros atuou em todas as partidas do Uruguai na Copa de 1930. Faleceu em 1969, aos 64 anos. |
A primeira e até agora única final na qual os goleiros foram capitães de suas seleções foi em 1938, onde o italiano Gianpiero Combi e o tchecoslovaco Frantisek Planicka, eram os líderes de suas seleções.
Combi se sagrou campeão daquele mundial, porém o título de melhor goleiro foi dado a Planicka. |
O goleiro com maior número de Copas do Mundo foi o mexicano Antonio Carbajal, conhecido no México como "La Tota", que disputou 5 mundiais, de 1950 no Brasil, 1954 na Suíça, 1958 na Suécia, 1962 no Chile e em 1966 na Inglaterra.
Carbajal, ao lado do meia alemão Matthäus, são os jogadores com o maior número de mundiais, 5 no total. O goleiro italiano Buffon pode igualar esse recorde em 2014. |
O sul-coreano Hong Deok Young foi o goleiro com maior numero de gols sofridos em uma edição de mundial, em 1954 na Suíça ele sofreu 16 gols.
Deok-Young sofreu 16 gols em 2 jogos, 9 da Hungria de Puskás e 7 da Turquia. Faleceu em 2005 aos 84 anos de idade. |
O primeiro goleiro a ser substituído em mundiais foi o romeno Sterica "Stere" Adamache em 1970. 4 anos depois, Mwanba Kazadi do Zaire viria também a ser substituído, mas não por lesão como foi no caso de Adamache e sim por falhas.
Adamache suicidou-se em 1978 |
O goleiro mais velho a disputar uma final de Copa do Mundo foi o italiano Dino Zoff, que viria a ser campeão mundial em 1982, onde foi capitão da seleção italiana. Ao lado de Combi em 1938 e Casillas em 2010, são os até agora únicos goleiros a serem capitães e campeões mundiais.
Zoff foi considerado velho por muitos, porém, sua experiência foi vital na conquista italiana do mundial da Espanha em 1982. |
Pat Jennings, goleiro norte-irlandês em 1986 foi o goleiro mais velho a jogar um mundial, aos 41 anos.
Jennings, que foi ídolo nos rivais Tottenham Hotspurs e Arsenal. Após o mundial de 1986, pendurou as luvas |
Gianluca Pagliuca se tornou o primeiro goleiro a ser expulso em mundiais, em 1994. 16 anos depois em 2010, o sul-africano Itumelenge Khune viria a ser o segundo.
Pagliuca, após ser expulso, ao cumprimentar Luca Marchegiani. |
O saudita Mohamed Al-Deayea, que disputou 4 mundiais (1994,1998,2002 e 2006) foi o goleiro que mais tomou gols em sua trajetória em Copas do Mundo, com 25 gols sofridos em 1994,1998 e em 2002, dado que em 2006 na Alemanha ele foi reserva de Mabrouk Zaid.
O primeiro e até agora único goleiro a não levar gols em mundiais foi o suíço Pascal Zuberbühler em 2006, na Alemanha. Porém, sua seleção foi eliminada nos pênaltis pela Ucrânia, nas oitavas de final.
"Zubi" foi ídolo no FC Basel e foi um dos destaques do "Ferrolho Suíço" do Mundial de 2006. |
Zeljko Kalac, da Austrália, foi o goleiro mais alto a disputar uma Copa do Mundo, com 2,02m em 2006.
Kalac que falhou na única partida que disputou em 2006 contra a Croácia, justo onde nasceram seus pais. |
E a última curiosidade é o de parentesco, disputando a mesma Copa do Mundo. Em 2010, os primos Samir e Jasmin Handanovic foram, titular e primeiro reserva, respectivamente, da seleção da Eslovênia.
Jasmin atualmente joga no futebol esloveno, no Maribor. Samir atua na Internazionale de Milão e teve seu nome diversas vezes especulado ao Barcelona. |
Bem, tentei reunir nessa postagem gigantesca, algumas das informações que achei interessantes sobre goleiros em Copas do Mundo. Com certeza, fiquei devendo alguma informação, e desde já, peço que os que leem o blog, sigam a página no facebook e no twitter, caso tenham alguma sugestão,reclamação ou crítica. Muito obrigado, desde já, a todos que acompanham o blog!
Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
na verdade não foi o rustu que levou o gol mais rapido, foi o lee won-jae, rustu estava no outro lado do campo
ResponderExcluirCorreção feita, Yago! Valeu!
ExcluirBom artigo. Abraço.
ResponderExcluirE o goleiro mais baixo, quem foi?
ResponderExcluir