O Campeonato Brasileiro é sem dúvidas um dos mais importantes torneios nacionais da América do Sul. Essa importância tem atraído diversos jogadores das mais diversas partes do continente, que muitas vezes se destacam em nosso campeonato, porém, alguns não tem tanto respaldo. Listei aqui, alguns goleiros sul americanos que foram transferidos para o futebol brasileiro e não obtiveram tanto sucesso, seja por falta de qualidade ou por pura opção dos treinadores.
O argentino Goycochea chegou ao Internacional em 1995, buscando recuperar a boa forma, devido a passagens infelizes pelo futebol francês e colombiano. Porém, ele jogou apenas um ano na equipe colorada, não mostrando os motivos que levaram ele a ser o melhor goleiro do mundial de 1990, segundo a mídia.
|
Goyco, como era chamado, atualmente é apresentador de TV |
O chileno Nelson Tápia, conhecido como "El Barto"(devido ao corte de cabelo que lembrava o personagem Bart Simpson) chegou ao Santos em 2004 com credenciais para ser o titular do time da Vila Belmiro. Porém, a irregularidade técnica dele, associada a boa fase de Mauro, tornaram ele reserva do Santos. Tapia atuou apenas um ano no Santos saindo em 2005, ano em que ele se aposentou. Pelo Santos, Tapia jogou 18 partidas.
|
Tapia foi ídolo na Universidad Católica do Chile, porém não repetiu o sucesso na equipe do Santos |
Outra contratação de goleiros equivocada do Santos foi a do colombiano Henao. Vindo do então campeão da Libertadores de 2004, o Once Caldas. Depois de uma polêmica transferência (na qual, teve que recorrer a FIFA para não pagar a multa recisória dele, pois estava em fim de contrato com o Once Caldas) chegou ao Santos para ser titular do Santos e foi tido como sucessor do lendário René Higuita, porém, após fracas atuações na Libertadores e no Paulistão, levaram a diretoria a dispensá-lo. Atualmente, Henao joga no Once Caldas, time o qual foi revelado pro futebol mundial.
|
Henao foi uma das piores contratações de goleiros sul-americanos no futebol brasileiro, não correspondendo aos anseios dos santistas.
|
Em 2004 também outro goleiro experiente chegava ao futebol brasileiro: Ricardo Tavarelli, paraguaio, que havia disputado a Copa do Mundo de 2002 e nesse mesmo ano, se sagrou campeão da Libertadores pelo Olímpia. Em 1 ano, Tavarelli não agradou a torcida gremista, fazendo apenas 18 jogos pelo tricolor, que naquele ano foi rebaixado a Série B.
|
Tavarelli foi tido como sucessor de Chilavert na seleção do Paraguai, porém a má fase no Grêmio foi um fator que contribuiu e muito no não sucesso dele. |
O colombiano/argentino Navarro Montoya foi um dos goleiros mais vitoriosos da década de 90, vestindo a camisa do tradicional Boca Juniors. Em sua passagem no futebol brasileiro, em 2006, defendeu o Atlético Paranaense, no qual fez apenas 2 partidas, devido a boa fase de Cléber.
|
"El Mono" chegou aos 40 anos no Atlético Paranaense e não conseguiu se firmar no futebol brasileiro. |
Outro chileno que não engrenou no futebol brasileiro, foi Jhonny Herrera. Vindo da Universidad do Chile com boas credenciais, no ano de 2006, o polêmico chileno não agradou a torcida corintiana, devido as péssimas atuações, que levaram ele a ser o terceiro goleiro corintiano. Indignado, voltou a sua terra natal, onde está até hoje, como ídolo de muitos.
|
O "Superboy" não mostrou qualidade nenhuma em sua passagem no futebol brasileiro. |
Fabián Carini, foi contratado pelo Atlético Mineiro para solucionar os problemas com goleiros que enfrentavam, porém, a irregularidade, associada a um frango histórico contra o Ipatinga, foi a gota d'água para a torcida atleticana, que tanto esperava do uruguaio.
|
Carini não se firmou no Atlético. Atualmente joga no Deportivo Quito, do Equador. |
Abbondanzieri é uma lenda para a torcida do Boca Juniors, porém no Internacional ele não repetiu as grandes atuações que o consagraram como um dos melhores goleiros argentinos de todos os tempos, perdendo espaço para Renan no time titular.
|
"Pato" Abbondanzieri se aposentou em 2010, e desde 2012 é auxiliar técnico do Godoy Cruz, que é treinado por seu ex-companheiro de seleção argentina e de Boca Juniors, Martín Palermo.
|
Bem, tentei resumir nesse post os principais goleiros sul-americanos que não se destacaram por aqui. Se por ventura eu tiver esquecido algum nome, foi pura falta de atenção!
Mais uma vez, obrigado e espero que gostem do texto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário