domingo, 11 de agosto de 2013

Goleiros e o dia dos pais

Quem nunca se deparou com essa frase:

"Filho de peixe peixinho é."

Esse ditado popular é válido para inúmeras atividades e no caso de goleiros, são muitos os exemplos de filhos que seguiram o exemplo dos pais, para se tornarem herois das metas. Nesse dia dos pais, tentei reunir alguns casos em que pais e filhos são goleiros.

O primeiro talvez seja o mais conhecido: Peter e Kasper Schmeichel, o pai, Peter foi ídolo do Manchester United e da seleção da Dinamarca na década de 90. Seu filho, Kasper começou a carreira onde o pai terminou, no Manchester City, porém sem ter muito sucesso, sendo emprestado e passando por outras equipes menores, até se fixar no Leicester City, time da segunda divisão da Inglaterra.

Peter, em fim de carreira no Manchester City e Kasper, ainda nas categoria de base da equipe de Manchester.
Outro caso bem conhecido envolve Borislav e Nikolay Mihailov. Borislav foi o goleiro da Bulgária na Copa de 1994, onde ficaram com a quarta colocação e um dos grandes destaques da equipe búlgara na década de 90. Seu filho, Nikolay, que teve passagem pelo Liverpool, mas sem sucesso, virou ídolo do Twente da Holanda e recentemente se transferiu para o futebol italiano.
Nikolay foi eleito o melhor jogador búlgaro em 2011 e recebeu esse prêmio das mãos de seu pai.
Miguel Reina, goleiro espanhol destaque do Barcelona e do Atlético de Madrid nas décadas de 60 e 70, é pai do goleiro Pepe Reina, que defende o Napoli, emprestado pelo Liverpool.

Pepe(ainda com cabelo) quando defendia o Barcelona, onde não teve o mesmo sucesso que seu pai.
Pat Jennings, goleiro norte irlandês, ídolo do Tottenham e do Arsenal nas décadas de 60,70 e 80 tem como filho Pat Jennings Jr, também goleiro e que atualmente defende o St Patrick Athletic. O curioso é que além de atuar ele é o preparador de goleiros da equipe.
Pat Jr não obteve o mesmo sucesso profissional que o seu pai.
O goleiro romeno da Copa do Mundo de 1990 foi Silviu Lung e que tem seus dois filhos: Tiberiu e Silviu Jr, que atuam como goleiros profissionais. Tiberiu o mais velho estava até pouco tempo atrás no futebol da África do Sul, enquanto Silviu Lung Jr atua no Astra Giurgiu, da Romênia, além de ser frequentemente convocado para a seleção principal romena.

Silviu, Tiberiu e Silviu Jr .
Roberto Eladio Fernandez Roa, o "Gato" Fernandez, foi goleiro da seleção do Paraguai na Copa de 1986, além de ter atuado em algumas equipes brasileiras, como Palmeiras e Internacional. Seu filho, Roberto Júnior, apelidado de "Gatito" também seguiu o caminho do pai e é goleiro do Cerro Porteño do Paraguai, tendo passagens pelo futebol argentino e holandês.

Gatito ainda não teve o mesmo sucesso pela seleção que seu pai obteve durante a década de 80.
Oscar Wirth atuou pela seleção chilena na Copa de 1982 e foi destaque na equipe da Universidad Catolica na década de 70. Seu filho, Rainer também é goleiro e atualmente está sem clube, tendo defendido Colo- Colo, Unión Española e Desportes La Serena.
Oscar foi ídolo na Universidad Catolica e no Chile, enquanto Rainer não obteve o mesmo sucesso de seu pai, optando por "abandonar" a carreira e se dedicar aos estudos na área de Engenharia Comercial.
Daniel Gazzaniga foi um promissor goleiro surgido no River Plate e que veio a ser ídolo na Colômbia. Seu filho, Paulo é atualmente goleiro do Southampton da Inglaterra.
Daniel não teve tanto sucesso na Argentina e optou pelo futebol colombiano. Seu filho é reserva no clube inglês do Southampton, mas agradou a torcida inglesa com boas atuações quando foi exigido.
No Brasil, também temos um caso assim: João Leite, goleiro do Atlético Mineiro 70 e 80 é pai de Hélton Leite, goleiro do Criciúma.
Hélton obteve a titularidade do Criciúma recentemente e tem agradado a torcida com boas atuações.
Existem também casos em que jovens goleiros mostram potencial para seguir o caminho de seu pai é o de Joe Van der Sar, filho da lenda holandesa Edwin Van der Sar.
Joe atualmente está nas categorias de base do Ajax e pode seguir o caminho incrível do pai.
Também há casos em que a filha decide seguir o caminho dos pai. Vanessa Córdoba é filha do goleiro colombiano, ídolo do Boca Juniors na década de 90 e pode vir a se tornar uma das grandes goleiras do futebol mundial.
Vanessa, sendo treinada por seu pai. 
E pra finalizar, o caso mais interessante: Stephen Henderson, goleiro irlandês que atualmente defende o West Ham United é de uma terceira geração de goleiros. Seu pai Stephen foi goleiro que defendeu diversos times da Irlanda e que atualmente é treinador, seu avô, Paddy foi também goleiro que atuou durante muito tempo no Shamrock Rovers da Irlanda. Além disso, os tios de Stephen(o do West Ham), Dave e Wayne Henderson foram goleiros que serviram a Irlanda e também atuaram em diversos clubes no Reino Unido.

Stephen tem passagens pelo Portsmouth e atualmente é reserva no West Ham. É o fruto mais recente da família Henderson de goleiros.
Bem, tentei citar os principais casos de pais e filhos goleiros no futebol mundial. Espero que tenham gostado dessa postagem, especial do Dia dos Pais. Caso queiram fazer sugestões sobre postagens futuras, estarei aberto a escutar, por meio das redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Twitter: @CronicaGoleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário