quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dmitri Kharine: O goleiro de três seleções diferentes

A postagem de hoje será sobre um fato extremamente curioso que provavelmente muitos nem devem se recordar ou nem devem ter nascido quando Dmitri Kharine, goleiro com passagens pelo Chelsea, CSKA Moscou e Celtic, encerrou sua carreira profissional. 

Kharine em ação pela seleção da URSS.
Nascido no ano de 1968, iniciou sua carreira no Torpedo Moscou, onde se destacou muito, sendo convocado para a seleção soviética, que viria a ser campeã olímpica no ano de 1988, em Seul, Coréia. Naquela final, ele inclusive falhou no gol brasileiro.

No ano seguinte, se transferiu para o tradicional Dinamo Moscou onde ficou até 1991, quando deixou o time para jogar pelo CSKA, também de Moscou. É um dos poucos jogadores no futebol russo que atuou por três equipes diferentes da mesma cidade. Para muitos, poderia ter ido a Copa de 1990 pela União Soviética, porém o treinador optou pelo lendário Rinat Dasaev, já em final de carreira, por Igor Chanov e Aleksandr Uvarov. Jogou apenas seis jogos pela seleção soviética.

Uma das marcas registradas em toda a carreira, foram os cabelos longos, as camisas coloridas da década de 90 e a calça comprida de treino, sendo usada para jogo.
Em 1991 a União Soviética deixa de existir, agora era composta por inúmeros países, como Rússia, Ucrânia, Bielorússia, etc. Porém, havia um detalhe: os soviéticos já estavam classificados para a Eurocopa de 1992, que seria realizada na Suécia. Para isso, foi criada a seleção da CEI(Comunidade dos Estados Independentes) em 1992, que visava apenas a participação da equipe na Eurocopa. Era digamos, o último respingo da seleção soviética. Curiosamente, o jogador com maior número de jogos foi justamente Kharine.

Kharine com a camisa da extinta seleção da CEI. Em sua  única competição disputada não chegou se quer a vencer na Eurocopa: 2 empates e 1 derrota
Naquele mesmo ano, após a Euro 92, Kharine se transfere para o Chelsea, para disputar a recém criada Premier League. Chegando ao time por 400.000 de libras, na mesma época em que Schmeichel chegaria ao Manchester United, Kharine oscilou bons e maus momentos no time londrino, o qual ficaria até 1999 e seria substituido pelo holandês Ed de Goey. Foi para o Celtic onde ficou até 2002, sem jogar muito tempo e depois para o modesto Honrchurch, time que disputa ligas regionais na Inglaterra.

Disputou a Copa de 1994, pela Rússia, onde enfrentaria novamente Romário e Taffarel, como pela final Olímpica em 88, mas dessa vez com vitória brasileira por 2x0. Além disso disputaria a EURO 1996, mas mais uma vez não conseguiu passar da primeira fase. Se aposentaria da seleção russa em 1998, após jogo contra a Ucrânia.
Kharine ao sofrer o gol de Romário


Atualmente é o preparador de goleiros do Luton Town da Inglaterra.

Kharine ou Kharin pode não ter sido um grande goleiro como foram Yashin e Dasaev, mas representou foi extremamente importante, juntamente com jogadores como Oleg Salenko, Valeri Karpin e Andrei Kanchelskis como precursores dos jogadores russos em times fora de seu país, atuando em grandes centros como Espanha e Inglaterra.

Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O monstro russo das areias: Andrey Bukhlitskiy

O futebol de areia deixou, a muito tempo, de ter a hegemonia apenas brasileira. Equipes como a França, Itália, Espanha, Portugal, chegaram a surpreender nos últimos mundiais da categoria e até mesmo seleções sem tanta tradição na categoria e nos campos, como a Rússia, atual campeã do mundo e a Suíça, que já foi vice campeã em 2009, mostram muita competência nos torneios que disputam.

O time russo, atual campeão do mundo tem suas origens bem recentes no futebol de areia, coisa de 7 anos pra cá. Fruto do trabalho e da dedicação de atletas e de comissão técnica, que tornaram uma seleção de um país que fica seis meses do ano coberto por neve uma verdadeira potência nessa modalidade que até a pouco tempo atrás era estritamente dominada pelo Brasil.

Vamos ao que interessa, o personagem principal do time russo é seu goleiro, de nome complicado e hábitos estranhos: Andrey Bukhlitskiy

Eleito melhor goleiro do mundial de 2011, que ocorreu na Itália, é tido por muitos como o melhor goleiro de futebol de areia do mundo.
O goleiro de 1,83m alternava a carreira acadêmica, se graduando em direito com os treinos no modesto FC Titan da segunda divisão russa, o qual ele fez quase 70 partidas. Depois disso, atuou por mais três equipes, até abandonar de vez o futebol de campo, isso em 2004, quando tinha apenas 22 anos. Porém, uma ideia mudou completamente sua vida: migraria para o recém criado futebol de areia na Rússia.


De goleiro modesto até um dos melhores da posição na atualidade, essa foi a mudança de Bukhlitskiy. Inúmeros títulos com o time russo, sejam eles individuais ou coletivos!

O russo tem uma personalidade fechada, quieto, calado, sereno, mas que dentro de campo, se transforma em um verdadeiro monstro, em termos de raça, técnica e rituais, como usar uma luva de cada marca diferente,jogar areia no rosto, lamber as luvas antes dos tiros diretos, dar tapas na cara ou beijar infinitas vezes suas balizas. Uma verdadeira figuraça! Atualmente joga no time do Lokomotiv Moscou, mas teve passagens pelo Barcelona, por empréstimo.

O beijo na trave é uma marca registrada do russo, além de seu cabelo moicano.
Esse ano, no mundial do Tahiti, ele espera conquistar o bicampeonato mundial com a sua seleção. Suas defesas e rituais serão essenciais para que o time chegue a isso. 

A seguir um vídeo com boas defesas do monstro russo!



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo H

No último episódio da saga, chegamos ao último grupo da UCL conta com Barcelona, Milan, Ajax e Celtic.

Victor Valdés i Arribas
Idade: 31 anos
Altura: 1,83m
Clube anterior: Barcelona(categorias de base)
Características: Bom passe com os pés, segurança em chutes de longa distância, liderança
Victor Valdés pode não ser uma unanimidade entre os torcedores catalães, mas sem dúvidas se encaixa ao estilo de jogo culé implantado nos últimos anos. Sabe jogar com os pés e é pouco exigido, falha, mas se mantém quase intacto no Barcelona desde a temporada 2004-05. Essa será a última temporada dele na equipe catalã, dado que ele anunciou que não renovaria o contrato que expira no ano de 2014. O goleiro é presença frequente das listas de Vicente del Bosque, e sem dúvidas poderá fazer parte do elenco espanhol para a Copa de 2014.



Christian Abbiati
Idade: 36 anos
Altura: 1,91m
Clube anterior: Atlético de Madrid
Características: Liderança, boa presença em lances a queima roupa, segurança

O experiente Abbiati está mais uma vez disputando uma UCL pelo Milan. Vice Capitão do elenco Rossonero, clube que defende desde 1998, porém sempre sendo emprestado, até o ano de 2008, quando se firmou como titular da equipe, após a temporada 2010-11 depois da saída de Dida e de Zeljko Kalac. O goleiro disputou a Copa do Mundo de 2002, onde foi reserva de Buffon e não foi mais convocado pela Itália desde 2006. Uma curiosidade sobre ele é política: Abbiati é declaradamente fascista, segundo ele, valores como a  pátria, a ordem social, o respeito pela religião católica devem ser respeitados.



Kenneth Vermeer
Idade: 27 anos
Altura: 1,82m
Clube anterior: Willem II
Características: Agilidade, reflexos apurados, bom comando da grande área, boa colocação

Kenneth Vermeer tem uma história curiosa. Ele só decidiu ser goleiro quando tinha 13 anos de idade. Iniciou a carreira no Ajax onde atua até hoje,sendo reserva de Stekelenburg, hoje no Fulham da Inglaterra, por um bom tempo, até se firmar na temporada 2011-12. Foi emprestado apenas uma vez, para o Willem II. O goleiro, com descendência surinamesa é comparado a Stanley Menzo, ex-goleiro do Ajax, que era nascido na colônia holandesa na América do Sul. Vermeer já foi convocado para a seleção holandesa e atuou em 4 amistosos, e espera, se continuar em boa fase, brigar por uma vaga para a Copa de 2014.



Fraser Gerard Forster
Idade: 25 anos
Altura: 2,01m
Clube anterior: Newcastle United
Caracterísiticas: Arrojado, imponente em bolas aéreas, ágil, exímio pegador de pênaltis, excelente em lances de bola parada

O gigante inglês Forster é um dos ídolos do clube escocês Celtic. Formado nas categorias de base do Newcastle, foi emprestado inúmeras vezes, para Norwich City, Bristol Rovers, até chegar em 2010-11 a Escócia, de onde não saiu mais. Chegando após a saída do polonês Artur Boruc, Forster inicialmente foi reserva de outro polonês, Lukasz Zaluska, mas este não agradou ao treinador Neil Lennon, que optou pelo inglês, que foi contratado em definitivo no ano de 2012. Forster tem algumas convocações para o English Team, mas não chegou a atuar ainda e brigará nessa temporada para ser convocado para a Copa em 2014. Uma curiosidade sobre ele é seu apelido: La Gran Muralla, dado pela imprensa espanhola após a extraordinária atuação contra o Barcelona, na qual barrou simplesmente Lionel Messi.



Bem, resumo dos 32 goleiros titulares feitos! Espero que tenham curtido, todo esse trabalho feito especialmente para os leitores, sejam eles goleiros ou não, que se interessam ao saber um pouco sobre o tema!

Agradeço de coração a todos os grupos que receberam as postagens, a paciência dos que leram e as críticas recebidas, essenciais para esse trabalho!

E para você leitor, qual goleiro se destacará mais na UCL? Opine na página do Facebook!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts

domingo, 15 de setembro de 2013

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo G

Chegamos ao grupo G das análises dos goleiros da UCL. O grupo é composto por Porto, Atlético de Madrid, Zenit e Austria Viena.

Hélton da Silva Arruda
Idade: 35 anos
Altura: 1,86m
Clube anterior: União Leiria
Caracterísitcas: Agilidade, bom passe com os pés, liderança
O experiente goleiro brasileiro Hélton já está a mais de uma década atuando no futebol português. Revelado no Vasco da Gama, conquistou a Copa Mercosul e o Brasileirão pela equipe Cruzmaltina em 2000, sendo vendido em 2002 para o União Leiria, onde permaneceu até 2005, quando foi contratado pelo Porto. Experiente e capitão, não se incomoda com a chegada do turco Sinan Bolat, que veio para ser sua sombra no Porto e continua fazendo boas atuações, além de ser o capitão da equipe. Pelo Brasil, jogou as Olimpíadas de 2000 e fez alguns amistosos entre 2006 e 2007, inclusive sendo campeão da Copa América em 2007, quando foi reserva de Doni.




Thibaut Nicolas Marc Courtois
Idade: 21 anos
Altura: 1,98m
Clube anterior: KRC Genk
Características: Arrojado, bom em lances de 1x1 e a queima roupa, frieza
Filho de pais que foram jogadores de vôlei, Courtois herdou deles a altura e o talento com as mãos, porém o jovem belga optou por ser goleiro, mas antes chegou a ser lateral esquerdo no clube que foi revelado, o KRC Genk. Courtois era o sexto goleiro do Genk e depois de saídas e lesões dos demais, se firmou como titular, sendo campeão belga em 2010-11. Na temporada seguinte o gigante Chelsea o contratou, porém, emprestou o jovem e inexperiente goleiro ao Atlético de Madrid, onde ele venceu a Liga Europa em 2011-12 e a Copa do Rei na temporada 2012-13, além de ter sido eleito melhor goleiro do campeonato espanhol. Pela seleção belga é o titular, e tem Simon Mignolet como seu principal concorrente pela titularidade belga no mundial no Brasil. Uma curiosidade sobre ele é que sua irmã, Valerie, líbero da seleção belga de vôlei foi recentemente escolhida como a melhor líbero da Europa.



Vyacheslav Aleksandrovich Malafeev
Idade: 34 anos
Altura: 1,85m
Clube anterior: Zenit(categorias de base)
Características: Liderança, excelentes reflexos, segurança em bolas rasteiras e altas
O experiente Malafeev é nascido e criado na cidade de São Petersburgo, local onde começou a jogar futebol, no Zenit. Titular absoluto da equipe desde 2001, é um dos símbolos desse time e também um símbolo de superação, superando um drama pessoal de depressão após o falecimento de sua esposa em 2011, vítima de um acidente automobilístico. Pela seleção russa, foi o titular na EURO 2012 e após ela, disse que só queria ser chamado para a seleção russa em caso de extrema emergência, pois deseja se dedicar mais ao clube e aos seus filhos.



Heinz Lindner
Idade: 22 anos
Altura: 1,87m
Clube Anterior: Austria Viena(categoria de base)
Características: Boa colocação, agilidade, arrojado

O Austria Viena é o azarão desse grupo G e terá em suas metas o jovem Heinz Lindner. Com mais de 100 jogos pelo time da capital austríaca, o jovem formado nas categorias de base é um rosto desconhecido para muitos, mas que promete dar trabalho aos atacantes desse grupo. O austríaco já foi convocado algumas vezes para a seleção, onde é reserva do experiente Christian Gratzei e de Robert Almer.


Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo F

Chegamos ao temido grupo F, tido como o grupo da morte por muitos e que é composto por Arsenal, Olympique de Marselha, Borussia Dortmund e Napoli.

Wojciech Szczęsny
Idade: 23 anos
Altura: 1,90m
Clube Anterior: Brentford
Características: Reflexos apurados, boa colocação em lances de bola parada, imponente em lances de 1x1
O polonês Szcesny pode não ser uma unanimidade entre a torcida do Arsenal, mas apresenta a confiança de Arséne Wenger, seu treinador. O goleiro, filho do ex-goleiro Maciej Szczesny, chegou ao Arsenal em 2006 e apenas em 2009 foi aproveitado pelo time principal, onde desde a temporada 2011-12 tem a titularidade absoluta. É presença frequente na lista de convocados da seleção da Polônia, porém perdeu a titularidade recentemente para Artur Boruc.




Steve Mandanda
Idade: 28 anos
Altura: 1,85m
Clube anterior: Le Havre
Caracterísiticas: Boa colocação, liderança, excelentes reflexos
Steve Mandanda nasceu na República Democrática do Congo, porém, migrou cedo para a França e além de jogar futebol chegou a praticar boxe no começo de sua carreira. Atualmente é o titular e capitão do Olympique de Marselha, clube que ele defende desde 2008. Foi eleito por duas vezes o melhor goleiro do Campeonato Francês, em 2009 e em 2011. Na seleção francesa, que ele optou por defender, é reserva de Hugo Lloris. Uma curiosidade é que os três irmãos de Steve, Parfait, Over e Riffi são goleiros, Parfait inclusive tem passagens pela seleção da República Democrática do Congo.



Roman Weidenfeller
Idade: 33 anos
Altura: 1,88m
Clube anterior: 1 FC Kaiserslautern
Características: Liderança, boa colocação em lances de 1x1, reflexos, força.
Roman Weidenfeller é um dos símbolos do time do Borussia Dortmund. Presente na equipe desde o ano de 2002, passou pela pior fase do clube, quando quase foram a falência. Agora vive o melhor momento da carreira, depois dos títulos conquistados nos últimos anos, sobretudo no bicampeonato da Bundesliga e na Supercopa da Alemanha. A única decepção, para ele é nunca ser lembrado nas convocações para a seleção alemã, mesmo sendo considerado por muitos como um dos melhores da atualidade.



José Manuel Reina Páez
Idade: 31 anos
Altura: 1,88m
Clube anterior: Liverpool
Caracterísiticas: Boa reposição de bola, liderança, boas defesas em lances de chutes de longa distância, efetivo no 1x1.
Pepe Reina volta a disputar uma UCL depois de um bom período sem disputá-la. O goleiro, revelado no Barcelona, destaque no Villareal e no Liverpool chega emprestado ao clube de Nápoles, após a chegada do belga Simon Mignolet ao time do Liverpool. No Napoli, Reina voltará a trabalhar com Rafa Benitez, com quem havia trabalhado no Liverpool. Reserva de Casillas na seleção da Espanha, Reina tem lugar praticamente assegurado nas convocações de Vicente del Bosque.


Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts







Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo E

Continuando a sequência de postagens, depois dos grupos A,B,C e D é a vez do grupo E, que conta com Chelsea, Schalke 04, Basel e Steaua Bucareste.

Petr Cech
Idade: 31 anos
Altura: 1,96m
Clube Anterior: Rennes
Características: Liderança, boas defesas em lances de longa e média distância, reflexos apurados
Petr Cech é um dos goleiros mais renomados na atualidade. Titular absoluto do Chelsea e da seleção da República Tcheca, a qual ele já fez mais de 100 partidas. Conquistou títulos como a UCL da temporada 2011/12 e a Uefa Europa League da temporada passada, além de ser um dos grandes ídolos da história do Chelsea.



Timo Hildebrand
Idade: 34 anos
Altura: 1,85m
Clube Anterior: Sporting Lisboa
Características: Experiência, boa colocação em lances de bola aérea, boa presença em lances de 1x1.
Timo Hildebrand pode não ser a unanimidade na Alemanha, mas mesmo assim será o titular do Schalke 04 para essa UCL. O goleiro que é recordista de tempo sem levar gols na Bundesliga, quando defendia o Stuttgart, teve passagens pelo Valencia, Sporting e Hoffenheim, antes de chegar ao time de Gelsenkirchen. Fez apenas 7 partidas pela seleção alemã e não possuí o interesse de voltar a ser convocado.



Yann Sommer
Idade: 24 anos
Altura: 1,83m
Clube anterior: Grasshopper
Características: Compensa a baixa estatura com agilidade, reflexos e frieza, além de ser um exímio pegador de pênaltis 
Yann Sommer tem tido um auge nas últimas temporadas pelo FC Basel. Depois de ser emprestado algumas vezes para o FC Vaduz e para o Grasshopper, finalmente depois da saída do argentino Franco Costanzo passou a ser utilizado como titular. Pela seleção suíça tem sido frequentemente convocado, porém ainda é suplente de Diego Benaglio do Wolfsburg.



Ciprian Tatarusanu
Idade: 27 anos
Altura: 1,95m
Clube Anterior: Gloria Bistrita
Características: Boas defesas em chutes de longa e média distância, reflexos, boa colocação em lances de bola parada
Ciprian Tatarusanu é o goleiro titular do Steaua Bucareste e também da seleção romena. Depois de algum tempo como reserva ou emprestado, conseguiu a regularidade como titular nas últimas temporadas. Chegou a quase ser contratado pelo Napoli em 2011, mas desistiu e permaneceu no time da capital da Romênia.



Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo D

Continuando na saga dos goleiros dessa edição da UCL, vamos ao grupo D, que conta com Bayern de Munique, CSKA Moscou, Manchester City e Viktoria Plzen.

Manuel Neuer
Idade: 27 anos
Altura: 1,93m
Clube anterior: Schalke 04
Características: Arrojado, participativo em campo seja defensivamente ou ofensivamente, pegador de pênaltis, boa técnica em situações de 1x1, excelente reposição de bola com as mãos
O Bayern tentará defender o seu título de campeão da temporada passada da UCL e contará mais uma vez com Manuel Neuer em suas metas. O goleiro que chegou ao Bayern em 2011 conquistou na temporada passada a tríplice coroa pelo time de Munique, na qual faturou além da UCL, a Bundesliga e a Copa da Alemanha. Além disso, Neuer é o titular absoluto da seleção alemã e tido por muitos como o melhor goleiro do mundo na atualidade.



Igor Vladimirovich Akinfeev
Idade: 27 anos
Altura: 1,86m
Clube Anterior: CSKA Moscou(categorias de base)
Características: Seguro, utiliza muito os pés para defender, reflexos apurados
Igor Akinfeev é o goleiro e capitão do CSKA Moscou. Formado nas categorias de base do clube russo, onde está desde 2003, é considerado um dos melhores goleiros do continente europeu, despertando o interesse de diversos gigantes europeus. Além disso, é titular absoluto da seleção da Rússia, após a aposentadoria da seleção de Malafeev do Zenit.



Charles Joseph John Hart
Idade: 26 anos
Altura: 1,96m
Clube Anterior: Birmingham City
Características: Arrojado, excelente em situações de 1x1, liderança e agilidade.

O Manchester City tentará passar da fase de grupos da UCL depois de tentativas frustradas nas últimas duas temporadas e mais uma vez, terá Joe Hart como seu dono da meta. Hart é um goleiro que oscila bons e maus momentos(inclusive fiz uma postagem sobre isso a um tempo atrás) e vem atravessando um período regular na carreira. Titular da seleção inglesa, espera-se dele boas atuações pelos Sky Blues. 



Matúš Kozáčik
Idade: 29 anos
Altura: 1,93m
Clube anterior: Anortosis Famagusta
Características: Seguro, arrojado, excelente em lances a queima roupa.
O time tcheco do Viktoria Plzen é o azarão do grupo D e sem dúvidas contará com as boas defesas do eslovaco Matúš Kozáčik para tentar obter bons resultados. O goleiro que já passou por outras equipes da República Tcheca, como o Slavia Praga e o Sparta. Ainda não foi convocado pela seleção da Eslováquia.



Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo C

Na continuação das análises dos goleiros da UCL, vamos agora ao grupo C, composto por Benfica, Paris Saint Germain, Olympiacos e Anderlecht.

Artur Guilherme Moraes Gusmão
Idade: 32 anos
Altura: 1,92m
Clube Anterior: Braga
Características: Frieza, boa colocação, arrojado, imponente em bolas aéreas
Benfica sempre teve grandes goleiros e Artur é mais um que já entrou para essa seleta galeria. Com passagens pelo Paulista de Jundiaí, Cruzeiro, Coritiba, Braga, Siena e Roma, buscará nessa temporada finalmente conquistar títulos pelo Benfica, além de procurar levar sua equipe a uma boa campanha na UCL. Porém, mesmo com a grande fase, o Rei Artur, como é apelidado o goleiro do Benfica, ainda não recebeu convocações da seleção brasileira e ainda rejeitou um convite da federação portuguesa para se naturalizar e defender a equipe lusa.


Salvatore Sirigu
Idade: 26 anos
Altura: 1,92m
Clube Anterior: Palermo
Características: Agilidade e reflexos apurados, senso de colocação em lances de bola parada.
O PSG é mais um milionário do futebol mundial e conta com Ibrahimovic, um dos melhores jogadores da atualidade. A defesa do time francês também é um ponto forte, sobretudo devido ao seu goleiro, o italiano Salvatore Sirigu. Eleito o melhor goleiro do Campeonato Francês na temporada passada, foi um dos pilares da excelente temporada do PSG. Além disso, garantiu-se como o primeiro reserva de Buffon e espera mais chances na seleção italiana. Walterino, é o apelido ao qual Sirigu é conhecido, devido ao seu grande ídolo, o ex-goleiro Walter Zenga, que foi seu treinador quando ele atuava no Palermo.



Roberto Jiménez Gago
Idade: 27 anos
Altura: 1,92m
Clube Anterior: Zaragoza
Características: Boa colocação em chutes de longa e média distância, reflexos, agilidade, bom comando da defesa.
O Olympiakos resolveu trazer o goleiro espanhol Roberto por empréstimo junto ao Atlético de Madrid para defender suas metas nessa temporada, fato que se estranha, dado que muitos pensavam que se investiria mais no jovem hungaro Balasz Megyeri. Roberto tem passagens pelo Atlético de Madrid, Zaragoza e Benfica. Além disso, já atuou nas seleções de base da Espanha, mas nunca obteve chances na seleção principal e nem regularidade nos clubes em que passou.



Silvio Proto
Idade: 30 anos
Altura: 1,83m
Clube Anterior: Germinal Beerschot
Características: Bons reflexos, exímio pegador de pênaltis, liderança
O belga Silvio Proto é um dos jogadores mais influentes no Anderlecht. Melhor goleiro das últimas edições do Campeonato Belga, volta a disputar uma UCL e busca mesmo sendo do time mais fraco do grupo, boas atuações e que podem levar ele de volta a seleção belga, mesmo como terceiro goleiro. Proto é conhecido por ser um goleiro agressivo, tendo alguns cartões vermelhos em sua carreira e incidentes de indisciplina, além de um gol na carreira.



Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo B

Na saga sobre os goleiros da Uefa Champions League, falarei um pouco sobre os goleiros do grupo B, composto por Real Madrid, Juventus, Galatasaray e FC Copenhague. 

Diego López Rodríguez
Altura: 1,96m
Idade: 31 anos
Clube Anterior: Sevilla
Características: Boa colocação em chutes de longa e média distância, imponente em lances de 1x1, boa colocação em bolas aéreas
Sim, ele será o titular do Real Madrid, se não se lesionar ou se não falhar bisonhamente nessa temporada. Diego López É atravessa um dos melhores momentos de sua carreira, onde é o titular do poderoso Real Madrid, barrando Iker Casillas, capitão e ícone da equipe madrilenha. Revelado na equipe do Lugo, foi destaque do Villareal durante muito tempo e agora já com uma idade considerada avançada para um jogador, alcança a titularidade de uma grande equipe. Só tem um jogo pela seleção da Espanha, onde inclusive jogou a Copa das Confederações em 2009, na qual foi terceiro goleiro, sendo reserva do hoje, seu reserva Iker Casillas.



Gianluigi Buffon Massoco
Altura: 1,92m
Idade: 35 anos
Clube anterior: Parma
Características: Liderança, frieza, boa colocação
A Juventus conta com um dos melhores goleiros da história em suas metas. Gianluigi Buffon, o Super Gigi goleiro acostumado a disputar competições de alto nível fara mais uma participação na UCL. Multicampeão, experiente e sereno, já é considerado uma verdadeira lenda por muitos, porém, falta a Gigi o título que ele almeja a tanto tempo, que é justamente o de campeão de clubes europeu.



Néstor Fernando Muslera Micol
Idade: 27 anos
Altura: 1,90m
Clube Anterior: Lazio
Características: Boa colocação, arrojado, reflexos apurados.
O Galatasaray volta a recuperar o prestígio que tinha até pouco tempo atrás na Europa, devido a boa campanha na temporada passada da UCL. O seu goleiro é o uruguaio Muslera, conhecido como El Castorito, devido aos dentes avantajados, lembrando os de um castor. Titular e ídolo da equipe de Istambul, teve seu nome ligado aos gigantes Manchester United e Barcelona ao fim da temporada passada, mas permaneceu na meta da equipe turca. Além disso, é titular absoluto de sua seleção, onde ele foi quarto colocado no mundial de 2010 e na Copa das Confederações desse ano.



Johan Wiland
Idade: 32 anos
Altura: 1,88m
Clube Anterior: Elfsborg
Características: Arrojado, com excelente colocação, boa reposição de bola com as mãos
O FC Copenhague é o azarão desse grupo B e contará com o experiente goleiro sueco Johan Wiland como o seu titular. Capitão da equipe do Copenhague, disputou as Eurocopas de 2008 e 2012, onde foi reserva de Andreas Isaksson. Na temporada passada, foi destaque da equipe na UCL, sobretudo nos confrontos contra o Barcelona.


Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts

Guia dos Goleiros da UEFA Champions League - Grupo A

No dia 17 de setembro, terá início o torneio de clubes mais importante e influente no mundo: A Uefa Champions League, com clubes de extrema tradição, além de craques internacionais. Bale, Cristiano Ronaldo, Neymar, Rooney, Van Persie, Kun Aguero, Ribery, Robben, Marco Reus, entre outros, alguns nomes que serão extremamente importantes para suas equipes, porém, eles terão de enfrentar grandes goleiros que sem dúvida serão destaque nessa edição da UCL!

Começarei falando sobre os goleiros do grupo A, composto por Manchester United, Shakthar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad. 

David de Gea Quintana
Altura: 1,90m
Idade: 22 anos
Clube Anterior: Atlético de Madrid
Características: Arrojado, utiliza bastante os pés para defender, boa reposição de bola
Os Red Devils do Manchester United contam com o jovem e talentoso espanhol David de Gea como seu goleiro titular. De Gea chegou na temporada 2011-12 com uma forte desconfiança e com diversas falhas. Porém, a temporada passada serviu para que o mesmo se reerguesse. Eleito melhor goleiro da temporada 2012-13 do Campeonato Inglês, além de ter sido um dos destaques da boa campanha na UCL da temporada passada, onde sua equipe foi derrotada pelo Real Madrid. A seguir um vídeo de boas defesas de De Gea na temporada passada:




Andriy Valeriyovych Pyatov
Altura: 1,90m
Idade: 29 anos
Clube Anterior: Vorskla Poltava
Características: Confiante, boa colocação em bolas altas e rasteiras, liderança, bom pegador de pênaltis

O Shakthar Donetsk, time ucraniano que tem muitos brasileiros, tem como goleiro titular o experiente Andriy Pyatov. Presente no time laranja desde 2007, participou das conquistas mais importantes de sua equipe, como o tetra campeonato ucraniano de 2009 até 2012, como também da primeira conquista continental do Shakthar, a Copa da Uefa de 2009, quando venceram na final o Werder Bremen. Além disso, é titular absoluto da seleção da Ucrânia e foi um dos destaques da equipe na EURO 2012.




Bernd Leno
Altura: 1,90m
Idade:21 anos
Clube anterior: Stuttgart
Características: Ágil e de bons reflexos,com boa reposição de bola e excelente colocação em lances de bola aérea
Bernd Leno é considerado um dos melhores goleiros jovens da atualidade. Chegou ao Bayer Leverkusen, por empréstimo, para substituir René Adler e logo agradou com suas excelentes atuações, sendo o goleiro alemão mais jovem a atuar em uma UCL, quando tinha 19 anos. Na temporada seguinte foi comprado em definitivo pelo Leverkusen, sendo um dos pilares da boa campanha da equipe na Bundesliga na temporada passada. Apesar disso, seu nome ainda não foi lembrado por Joachim Low, técnico da seleção principal da Alemanha, sendo assim, devido a sua idade, é presença frequente da seleção sub-21 de seu país, onde superou inclusive Marc André Ter Stegen, tido como a grande promessa dos goleiros germânicos.




Claudio Andrés Bravo Muñoz
Altura: 1,83m
Idade: 30 anos
Clube Anterior: Colo Colo
Carcaterísticas: Experiência, bom passe com os pés, arrojado, frio e bom pegador de pênaltis
O Real Sociedad volta a disputar uma UCL depois de 10 anos. Seu goleiro é sem dúvidas um dos bons destaques da equipe, o experiente chileno Claudio Bravo. Capitão de sua seleção desde a aposentadoria de Marcelo Salas em 2007, vive um dos melhores momentos de sua carreira tanto pelo clube como pela seleção do Chile. Revelado no Colo Colo, foi autor de uma das defesas de pênalti mais incríveis da história na final do Apertura em 2006 contra a Universidad do Chile, fez um gol, de falta pelo Real Sociedad e é apelidado de Condór Chico, em referência ao grande ídolo de Bravo, Roberto Rojas, que tinha o apelido de Condór, quando atuava no Colo Colo.


Bem, espero que tenham curtido essa nova postagem!

Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

É a hora da existência de uma "Goalkeeper Union" no Brasil?

Um termo muito explorado no futebol europeu, relacionado a goleiros é o que chamamos de Goalkeeper Union. O que seria isso? 

Goalkeeper Union ou simplesmente União de Goleiros se refere a maneira como, companheiros de posição se relacionam, trocando dicas de treino, falando sobre materiais e atuações de outros goleiros. Uma prática muito comum na Europa, onde goleiros dos mais diversos clubes mantém uma relação de amizade, companheirismo e respeito entre si.

Buffon e Casillas são exemplos de goleiros que demostram imenso respeito entre si. Por isso são considerados lendas, por muitos.
Aqui no Brasil existe essa prática? Creio eu que sim. Participo de diversos grupos de goleiros no Facebook, fonte de grande parte das informações que encontro. Apesar de em sua grande parte, serem compostos de goleiros amadores ou semi-profissionais, existe uma quantidade de informação muito grande presente neles. Lá fora, sobretudo na Inglaterra, existem diversos blogs e sites especializados sobre o tema, nos quais existem fóruns de discussão, compras, etc.  

Porém, falta ver isso dos profissionais no Brasil. São raras as ocasiões onde vejo goleiros comentando atuações de companheiros de posição, pensam apenas em si. Para mim, isso é um extremo egocentrismo, dado que vendo um jogo ou material de um outro goleiro, poderemos fazer algumas perguntas: que corte de luva é esse que ele usa? ou porque a técnica dele é essa? enfim...criticar e elogiar, buscando sempre assimilar conceitos.

O goleiro ainda não é valorizado no Brasil. Isso é fato, para isso, o mesmo necessita se fazer valorizado e se unir com os que almejam essa, ainda utópica realidade no cenário futebolístico nacional!


Bem, espero que tenham gostado desse texto!
Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

Página: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro?ref=ts&fref=ts
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A história dos goleiros estrangeiros na J-League.

A J-League é o campeonato nacional japonês de futebol e que é juntamente com a K-League(Campeonato nacional da Coréia do Sul) os torneios mais ricos da Ásia. Essa riqueza se  deve ao simples fato do investimento de empresários das mais diversas áreas no futebol, assim como bons salários a jogadores de todas as partes do mundo. Se engana quem pensa que a J League é fraca, pelo contrário, é um torneio extremamente forte e competitivo, nos últimos anos. 

Jogadores de todos os lugares do globo atuam na J-League, porém, os goleiros são minoria por lá. Foram pouquíssimos os goleiros não japoneses que chegaram a atuar no Campeonato Nacional Japonês. Na postagem de hoje, tentei reunir alguns dos goleiros não estrangeiros que chegaram a atuar no futebol japonês.

O primeiro indício foi o do holandês Dido Havenaar, Chegando no ano de 1986 no Japão, foi o primeiro goleiro não estrangeiro a atuar por lá, ainda antes da J-League, criada apenas em 1992. Jogou até o ano de 1998, quando se aposentou do futebol e se tornou preparador de goleiros, inclusive da seleção japonesa, estando atualmente como preparador do Suwon da Coréia. Uma outra curiosidade é que seu filho, Mike Havenaar é atacante da seleção japonesa e atua no Vitesse da Holanda e seu irmão Nikki atua nas seleções de base do Japão.

Havenaar conseguiu a cidadania japonesa, mas não chegou a atuar pela seleção nipônica.
Os brasileiros também tiveram sua vez na J-League. O primeiro deles foi Sidmar, goleiro que teve passagens pelo Grêmio, Portuguesa e Guarani. Atuou pelo Shimizu S-Pulse em duas temporadas: 1993-94 e em 1995, quando se aposentou do futebol. No clube japonês foi treinado por Emerson Leão.

Um dos registros do goleiro Sidmar no Japão.
Outro goleiro brasileiro que atuou por lá foi Gilmar Rinaldi, ex-Flamengo e campeão do mundo em 1994. De 1995 a 1997, defendeu o Cerezo Ozaka.

Gilmar na foto oficial do time.
Por último e mais recentemente, o goleiro brasileiro Alex Santana, que teve passagens pelo Comercial de Ribeirão Preto e Oeste, foi emprestado pelo primeiro para a disputa da J-League ao Shonan Bellmare, onde tem feito excelentes atuações.

Alex é o terceiro goleiro brasileiro na J-League. Depois de 15 anos, a liga japonesa volta a ter um goleiro brasileiro.
Bem, a escola japonesa tem melhorado a cada ano. A prova é que os goleiros japoneses, baixos, deixaram de ser digamos alvo de piadas e tem se destacado a cada torneio. Além disso, a assimilação de valores de preparadores vindo de fora tem sido essencial na formação dos mesmos.

Gostaria de ver outros goleiros estrangeiros na J-League, acho interessante e legal trazer goleiros e valores de treinamento de fora para um país, isso sem perder a origem.

Bem, espero que tenham gostado dessa postagem. Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!

sábado, 7 de setembro de 2013

Birna Berg Haraldsdórtirr: A goleira versátil

Versatilidade é uma palavra que remete a algo que apresenta inúmeras qualidades, que sabe desempenhar diversos papéis. 

A postagem de hoje falará, mais uma vez sobre o futebol feminino e foi sugerida por um colega meu no Facebook, profundo entendedor de futebol feminino, sobretudo sobre as goleiras do futebol feminino e que me mostrou uma goleira islandesa chamada Birna Berg Haraldsdóttir, que além de fazer parte das seleções de base de seu país, atua também em um time de handball, mas como jogadora de linha.

A versátil goleira, que também é lateral direita de handball.
Birna é alta para os padrões das goleiras atuais, tendo 1,81m e sempre conciliou handball e futebol. Porém, no ano de 2011, precisou fazer uma escolha: disputar o o mundial de handball no Brasil ou as eliminatórias para o Europeu sub-19 no futebol. Pelo prestígio e pela tradição islandesa, ela optou por jogar o mundial de handball, no qual sua seleção ficou com o 12º lugar. 

Percebe-se o interesse maior dela pelo handball que pelo futebol. A mesma, quando foi convocada pelas seleções de base, atuou muito pouco. Em entrevista a um jornal islandês, ela mostra-se indecisa quanto ao seu caminho pro futuro: se concilia as duas modalidades ou opta definitivamente pelo futebol.

Espero que ela faça a escolha certa e seja feliz na modalidade que escolher.