sábado, 28 de dezembro de 2013

Barcelona e suas "teorias":

Hoje li que o Barcelona parece estar bem próximo de um acerto com o jovem Marc André Ter Stegen, goleiro do Borussia Mönchengladbach. O promissor goleiro alemão tentará quebrar a "maldição" de nunca ter tido nenhum goleiro fora da Espanha com destaque na equipe catalã.


Porém, o que me deixou abismado foi uma reportagem que li hoje, na qual se falava que o Barça teria desistido do goleiro da seleção belga, Thibaut Courtois, pois o mesmo não estaria acostumado a atuar com uma linha de defesa muito adiantada, como costuma jogar o time de Tata Martino desde os tempos gloriosos de Pep Guardiola. Ou seja, não acreditam em uma evolução do belga jogando com os pés, uma teoria extremamente boba.


Um grande exemplo de evolução jogando com os pés é Manuel Neuer, goleiro da seleção alemã. Era péssimo jogando com os pés e tem evoluído muito, jogando inclusive como líbero em algumas ocasiões no Bayern de Munique. Claro que Guardiola tem sido fundamental, dado que em sua filosofia de jogar com uma linha de defesa adiantada, exige do guardião alemão um bom passe com os pés, mas de fato, o trabalho de Neuer e de seu preparador tem sido notável.



Courtois é melhor que Stegen e só um louco afirmaria o contrário. 

Acho Courtois mais capacitado e mais qualificado para assumir um time da grandeza do Barcelona, dado que já tem apesar de sua idade uma experiência internacional bem considerável, em competições européias e em sua seleção. Stegen por sua vez é inexperiente demais para assumir a titularidade logo agora.

Stegen por sua vez é um goleiro muito promissor para o futebol mundial, com tudo para ser um dos melhores do mundo. Porém é necessário paciência, coisa que o Barcelona "aparentemente" não tem. 

Se o Barcelona realmente que alguém que saiba jogar com os pés, tirem o mito Van der Sar da aposentadoria.

7 comentários:

  1. O Hesp - holandês - foi bem no Barcelona, bicampeão espanhol 1997-98 e 98-99. Ficou meio ofuscado pelo fato do Real Madrid ter levando a Liga dos Campeões em 97-98

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hesp ainda ganhou uma Super Copa, pelo que li. De fato foi bem, mas não se firmou tanto tempo, se compararmos por exemplo com Valdés e Zubizarreta, mas de fato, foi uma excelente colocação. Obrigado, Caio!

      Excluir
  2. Courtois é o futuro goleiro do Chelsea, o sucessor de Petr Cech creio que isso ajudou o Barcelona a desistir do goleiro. E acredito MUITO no no potencial do Ter Stegen, um goleiro brilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma teoria válida. Mas quando o Courtois vai pro Chelsea? Petr Cech vive um excelente momento e nem dá sinais de que vai sair. Eu também acredito no potencial do Stegen, pra mim será um dos melhores do mundo, mas ainda é bem experiente se compararmos com Courtois, por exemplo.

      Excluir
  3. Uai, é muito simples o pq de Valdés e Zubizarreta se firmarem por tanto tempo. Além de bons goleiros, são catalães.

    Ter Stegen é um ótimo goleiro. Tem evoluído seu jogo rápido. Pode ser titular do Barcelona tranquilamente, desde que aprenda a língua e tenha a confiança da defesa.

    Courtois será goleiro do Chelsea. E o time de Mourinho não abrirá mão dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mourinho disse isso. Quando Courtois disser, aí sim.

      Concordo quanto a Valdés e Zubizarreta, mas por exemplo, o lendário Zamora era catalão e se firmou justamente no maior rival, o Real Madrid.

      Quanto a desconfiança, sempre se terá, até Stegen conquistar um título.

      Excluir
  4. Na minha opinião, será tudo uma questão de aposta e de confiança. Sigo muito de perto o campeonato alemão e o Van Ter Stegen tem-se apresentado ao melhor nível. Pena que as coisas não lhe têm corrido da melhor forma cada vez que jogou na baliza da selecção germánica. Apesar de ser jovem, também por esta razão possui uma grande margem de progressão. Espero que o Barcelona tenha a "paciência" necessária para que confirme o seu nível, dado que poderá a pertencer ao lote dos melhores do Mundo. Aproveito para desejar um Bom Ano 2014 a todos. Henrique Ataíde (Treinador de Guarda-Redes) - Portugal.

    ResponderExcluir