quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Goleiros Históricos #10 - Bodo Illgner

A Alemanha buscará na Copa do Mundo de 2014 conquistar o título mundial que tanto almeja, depois de 24 anos, o primeiro título mundial da Alemanha unificada. Na última conquista da Die Nationalelf, a seleção germânica contava com um dos melhores goleiros da história do futebol alemão: Bodo Illgner, tema do Goleiros Históricos de hoje!


Nascido na cidade de Koblenz, no ano de 1967, Bodo iniciaria sua carreira na equipe do Hartdberg no ano de 1973. Aos 16 anos, em 1983 chegaria na equipe do Colônia, onde começaria sua trajetória vitoriosa no futebol mundial.

Sua estréia na equipe profissional foi no ano de 1986, em um jogo contra o poderoso Bayern de Munique, que na época contava com o Lothar Mathaus. Uma estréia acidental, dado que o jovem Illgner era reserva do lendário Harald Schumacher, que viria a ser eleito meses depois melhor goleiro da Copa de 1986. Após cometer pênalti, o polêmico goleiro alemão seria expulso e Ilgner entraria, porém, sofreria o gol de pênalti de Matthaus, mas faria uma atuação bastante consistente para um jovem goleiro, que já era figura carimbada da seleção sub-21 da Alemanha Ocidental.


No ano seguinte, Schumacher sairia do Colônia após revelar em sua polêmica autobiografia que grande maioria dos jogadores que chegaram na equipe alemã atuavam sob efeito de doping. Com isso, Bodo se tornaria o titular dos Bodes na temporada de 1987-88, onde faria uma excelente temporada, na qual sua equipe terminaria em terceiro lugar, atrás apenas de Werder Bremen e Bayern de Munique. Além disso, receberia sua primeira convocação para a seleção da Alemanha, por Franz Beckenbauer para disputar um amistoso contra a seleção da Dinamarca.


No ano de 1988, disputaria seu primeiro torneio pela seleção alemã: A Eurocopa, na qual seria suplente do experiente Eike Immel. Após a aposentadoria de Immel na seleção alemã, o jovem de 21 anos assumiria a titularidade absouta da seleção germânica.


Em 1990, jogaria seu primeiro mundial, na Itália. Aos 23 anos, sentia o peso de ser o titular de uma seleção vitoriosa, que vinha de uma final perdida contra a Argentina na Espanha em 86. Vice campeão alemão no ano anterior com o Colônia, Bodo logo se destacou e impressionou o mundo com suas qualidade, sobretudo pelo fato dele ser um goleiro tão jovem.

O auge daquele mundial sem dúvidas foi a semifinal, a qual os alemães enfrentaram os ingleses. Jogo equilibrado, onde ambas as equipes buscavam o resultado. Na disputa de pênaltis, o arqueiro alemão seria crucial, defendendo a cobrança de Stuart Pearce, que levariam novamente os germânicos a uma final de Copa do Mundo, justamente em uma revanche contra os argentinos.



Illgner fez uma segura atuação na decisão em Roma, sendo o primeiro goleiro a não sofrer gols em finais na história das Copas do Mundo. Seria seu primeiro e único título com a seleção de seu país.

Em 1992, a seleção Alemã, já unificada, seria a favorita a vencer a Eurocopa de 1992, realizada na Suécia. Na época, Ilgner era tido como o melhor goleiro europeu e para muitos o melhor goleiro do mundo e seria um dos nomes do time alemão naquele torneio. Porém, sua seleção perderia na final contra a surpreendente seleção da Dinamarca de Brian Laudrup e que tinha nas metas outro grande goleiro: Peter Schmeichel.


Em 1994, jogaria mais um mundial, agora nos EUA. Apesar de estar no auge de sua forma, os germânicos não conseguiriam repetir a boa campanha do ano anterior, caindo nas quartas de final, após perderem de virada para a surpreendente seleção da Bulgária de Stoichkov. Surpreendentemente, após aquele mundial, o goleiro de 27 anos, anunciaria sua aposentadoria da seleção alemã.


Apesar de não voltar a jogar pela Alemanha, Illgner continuou mantendo o excelente nível, mas sem jogar por sua seleção. Em 1996 deixaria o Colônia após 13 anos, sendo contratado pelo Real Madrid, que na época era comandado pelo italiano Fabio Capello.

Venceu a La Liga na temporada 1996/97, mas na temporada seguinte sofreria lesões que contribuiriam para que o reserva, Cañizares fosse utilizado com maior frequência, porém Bodo se recuperou a tempo de vencer a Liga dos Campeões e o Intercontinental no ano de 1998. 


Na temporada de 1998/99, sofreria uma grave lesão no ombro, que culminaria em mais uma ida para o banco de reservas, dessa vez, perderia a vaga para o jovem Iker Casillas, que se firmaria como o titular do Real Madrid. Em 2001, aos 34 anos, Bodo Illgner anuncia sua aposentadoria do futebol.


Bodo era um goleiro que se notabilizava pela tranquilidade nas metas. Eleito o melhor goleiro estrangeiro da história do Real Madrid, tinha em seu estilo de jogo um pouco do lendário Sepp Maier, goleiro alemão campeão mundial em 1974, dado que era imbatível em lances de 1x1 e sempre perfeito em cruzamentos em bolas aéreas.Sem duvidas, suas atuações e conquistas o notabilizaram como um dos melhores goleiros da história do futebol alemão.


A seguir vídeos sobre o goleiro alemão! Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário