A imigração mexicana para os Estados Unidos é alvo de inúmeros estudos, críticas e discussões. Os mexicanos, assim como outros imigrantes latinos, inclusive brasileiros, buscam cruzar a fronteira em busca de melhores oportunidades de vida e de emprego, porém, na grande maioria das vezes não conseguem os seus objetivos.
Muitos não sabem, mas também existe a imigração reversa, de norte americanos para o México. E em uma dessas famílias, que imigraram na década de 80 para a cidade de Aguascalientes nasceu William Paul Yarbrough, que atualmente é goleiro do León.
![]() |
Sim, esse goleiro de fenótipo germânico é mexicano. |
Yarbrough começou a jogar futebol desde pequeno na equipe de sua cidade, o Gallos de Aguascalientes e sempre quis ser goleiro. Segundo ele, pelo prazer de mergulhar para fazer defesas e de chegar sujo em casa, além de não gostar de correr em campo. Outro fator que teria o influenciado para ser goleiro foi sua boa estatura.
Aos 16 anos, chega ao Pachuca, onde fica por sete anos. Lá tem a oportunidade de trabalhar e conhecer grandes profissionais como o falecido goleiro colombiano Miguel Calero, grande ídolo da equipe mexicana durante muito tempo.
Devido a pouca idade e maturidade, William foi emprestado para equipes menores, como o Jaibos Tampico Madero e o Titanes de Tulancingo, até chegar no ano de 2012, também por empréstimo ao León.
Sua estréia foi em um amistoso contra a seleção olímpica do México e que teve como resultado um empate por 1x1. Teve uma atuação excelente, sendo elogiado por seu treinador e pelo treinador da seleção Olímpica do México, a qual ele ficaria na lista de espera e caso algum dos goleiros fosse cortado, seria assim chamado e faria parte do elenco principal do time que viria a ser campeão olímpico.
Porém, William ainda é o reserva do León, dado que o titular ainda é o experiente Christian Martínez, com passagens pelo Monterrey e América do México. Mas, o jovem "gringo" se mostra paciente e confiante, esperando chances para atuar no León.
A seguir alguns vídeos de Yarbrough. No primeiro, a primeira parte de um documentário onde fala um pouco sobre sua vida e carreira. No outro uma defesa de pênalti decisiva em jogo contra o América do México
Bem, espero que tenham gostado dessa postagem. Qualquer crítica, será sempre bem vinda, bem como qualquer sugestão. Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook e participem do grupo, para debater e compartilhar informações!
Grupo: https://www.facebook.com/groups/706850785997626/?ref=ts&fref=ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário