quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jovens goleiros desconhecidos na Europa #2: Roman Bürki

Roman Bürki, goleiro suíço de 23 anos, foi recém contratado pelo Freiburg e vem mostrado sua qualidade na equipe. Fez parte do elenco helvético no Mundial de 2014, quando foi suplente de Benaglio e Sommer. Em um campeonato cheio de grandes goleiros como Manuel Neuer, Roman Weidenfeller, entre outros, o jovem Bürki já mostra grande potencial, apesar da pouca idade e experiência na Bundesliga.


Nascido em Müsingen, cidade do cantão de Berna, capital suíça, Bürki iniciou sua carreira no time de base do FC Müsingen, em 1999 onde permaneceu até 2005, quando foi para o Young Boys, time de Berna e um dos mais fortes da Suíça. Curiosamente, seu irmão mais novo, Marco Bürki, também é jogador profissional, atuando como zagueiro no Young Boys e seu pai, Martin foi goleiro do FC Müsingen.

De 2005 a 2009, Bürki era goleiro das equipes de base do time de Berna. Ao ser promovido ao elenco principal, não teve tantas chances, devido a figura imponente de Marco Wölfli, titular absoluto da meta do Young Boys. Foi emprestado a diversas equipes, como o FC Thun e o FC Schaffausen.


No início de 2011, Bürki se transferiu para o Grasshoppers por empréstimo e rapidamente se tornou titular. No total, disputou 111 partidas pelo Campeonato Suíço e pela UEFA Champions League e UEFA Europa League, o jovem goleiro disputou quatro jogos na última temporada.



Suas excelentes atuações na temporada, levaram ele a ser o terceiro goleiro da Suíça no Mundial de 2014. Muitos até apontavam Marco Wölfli como o candidato mais forte a terceira vaga, porém Bürki, bastante eleogiado pelo ex-treinador da Suíça, Ottmar Hitzfeld, o convocou para ser o terceiro goleiro da seleção suíça, sendo suplente de Diego Benaglio e Yann Sommer. Porém, Bürki nunca disputou uma partida pelo selecionado helvético principal, mas já atuou em 21 partidas pelas seleções sub-18 e sub-21.

Curiosamente, os três goleiros da seleção suíça na Copa do Mundo de 2014 estão atuando na Alemanha: Sommer no Borussia Mönchengladbach, Bürki no Freiburg e Benaglio no Wolfsburg.
O excelente desempenho de Bürki chamou a atenção do Zurique, que o contratou em fevereiro de 2013 com um contrato de três anos, porém, o mesmo não permaneceu até o fim de contrato, sendo vendido ao SC Freiburg, após a Copa do Mundo de 2014, para suprir a venda de Oliver Baumann, que foi para o Hoffenheim.


Bürki é notabilizado por ser um goleiro com estilo arrojado e agressivo, dotado de excelentes reflexos associados a uma boa colocação e uma boa estatura (1,87m) e tem feito ótimas partidas no início da Bundesliga.

Sua qualidade é evidente e espera-se que ele a mantenha defendendo tanto o seu clube, como pela seleção suíça, a qual ele ainda não teve oportunidade de realizar estreia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mesmo com a derrota, Wilson volta bem a meta do Vitória

Wilson estava fora da equipe do Vitória desde agosto, em decorrência de uma lesão em partida contra o Figueirense, em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão. Wilson na ocasião, foi substituído pelo paraguaio Gatito Fernandez, que desde a lesão de Wilson vinha sendo o titular, com atuações bem irregulares.


A volta de Wilson a titularidade do time baiano foi ontem, em partida frente ao Cruzeiro no Barradão. Sua volta foi devido aos três cartões amarelos tomados por Gatito, que sofreu a suspensão automática.

Filho do ex-goleiro Gato Fernandez, ainda não conseguiu se firmar na equipe do Vitória
Nos primeiros 20 minutos, quem mandou no jogo, no Barradão, foi o Cruzeiro. Logo aos 6, após jogada de Marquinhos, o meia Alison dominou na grande e bateu no canto direito, exigindo a a primeira grande intervenção de Wilson no jogo.

O zagueiro Roger Carvalho quase marcou contra, quando após um cruzamento, ajeitou de peito para Wilson, que estava saindo do gol. Wilson desta vez contou com a sorte, pois a bola foi para fora. 

O Cruzeiro continuou melhor. Marcelo Moreno fez o trabalho de pivô e rolou para Alison que de primeira, acertou um belo chute que contou com a excelente defesa de Wilson, de mão trocada. 

O panorama do jogou seguiu o mesmo, com o Cruzeiro superior. Assim como o goleiro do Leão, contou com a sorte no lance envolvendo Roger Carvalho, contou com o azar do vacilo de sua defesa, que deixou o zagueiro Dedé sozinho, para marcar o único gol da vitória do time celeste em solo baiano.

Wilson foi o grande nome do jogo. Tecnicamente no Campeonato Brasileiro, tem sido um dos que se "salvam" no elenco do Vitória. O ex-arqueiro do Figueirense mostra segurança e confiança a torcida, e sobretudo ao treinador Ney Franco, algo que Gatito ainda não demonstrou ao time baiano. Isso é mostrado em números, como você pode conferir aqui



Antes da partida, Wilson declarou: 

"Uma volta muito importante. Depois de um longo período em uma sequência boa de jogos, infelizmente acabou acontecendo a lesão, que é complicado para um jogador. Vinha também procurando ajudar fora de campo, mas agora é dentro de campo. Espero fazer uma grande partida."

E fez. O "paredão" do tricolor da Bahia voltou e espera-se que ele fique por muito tempo como o titular do Vitória, visto que irão precisar muito dele, na briga do time nordestino contra o rebaixamento.

sábado, 18 de outubro de 2014

Claudio Bravo faz história em sua primeira temporada no Barcelona

Recém chegado a equipe catalã, o chileno Claudio Bravo vive sem dúvidas o seu melhor momento na carreira e já nesse pouco tempo de Barcelona, já tem seu nome escrito na história da equipe culé.


Bravo alcançou a marca de 8 partidas sem sofrer gols pelo Campeonato Espanhol, um recorde de 720 minutos sem sofrer gols, superando marcas anteriores de outros goleiros do Barcelona, como Victor Valdés e José Maria Artola, por exemplo. O menos vazado na história do Barcelona no início da La Liga no século XXI.

Artola, foi goleiro do Barcelona durante os anos 70 e 80. 
O portero chileno terá seu primeiro grande desafio no próximo fim de semana, contra o Real Madrid, no "superclássico espanhol",que poderá acabar com a brilhante marca do El Cóndor Chico. No entanto, caso ele mantenha sua invencibilidade poderá superar Miguel Reina(pai do goleiro Pepe Reina, do Bayern München) que detém o recorde de mais longo sem gols na meta catalã de 824 minutos.

A boa fase de Bravo, leva a um bom questionamento: o chileno merece uma chance na Uefa Champions League, onde o Barcelona tem colocado Marc André Ter Stegen como o titular?



O momento é de Bravo e sem dúvidas não custaria nada o chileno ter uma chance no torneio continental. Ter Stegen é um goleiro jovem e ainda tem bastante a aprender dentro do futebol e deve entender que Bravo com sua experiência poderá ajudar e muito o Barcelona na temporada, em que buscam reconquistar títulos como a La Liga e a Uefa Champions League. 

A outra pergunta que fica aberta é se Bravo conseguirá superar Miguel Reina e escrever seu nome de vez nos livros e registros catalães, mas essa pergunta, só será respondida no final de semana que vêm, após o El Clássico.

Jovens goleiros desconhecidos na Europa #1: Marco Silvestri

A nova safra de bons goleiros italianos que estão surgindo tem uma lista vasta e bem interessante. Nomes como o de Mattia Perin, Francesco Bardi, Nicola Leali e Simone Scuffet encabeçam a lista dos digamos, possíveis sucessores de Buffon na seleção da Itália no futuro. 

Além destes, um nome tem se destacado bastante no início dessa temporada 2014/15: Marco Silvestri, de 23 anos, que defende a equipe inglesa do Leeds United.


Nascido na cidade de Castelnovo ne' Monti, Silvestri iniciou sua carreira na equipe do Modena, onde seria promovido a equipe principal em 2010, aos 19 anos. Era o terceiro goleiro da equipe e não teve oportunidades de atuar. 

Ainda em 2010, a equipe do Chievo traria Silvestri para seu plantel, para testes. O goleiro foi para a equipe de "Primavera"(sub-20) do Chievo onde teve boas atuações, que fizeram a equipe contratá-lo em definitivo. 

Porém, ainda bastante inexperiente, foi emprestado a diversas equipes como Reggiana, Padova e na temporada passada ao Cagliari, onde não atuou tantas ocasiões. No Cagliari, chegaria após a venda de Michael Agazzi ao Chievo (Agazzi defende atualmente o Milan), e faria apenas 3 partidas. Na partida contra o Napoli, levaria um cartão vermelho ao cometer falta em Goran Pandev e só retornaria ao time, na última partida da temporada passada, frente a Juventus. 


No início da temporada 2014/15, o arqueiro italiano se transferiria para a competitiva segunda divisão inglesa, especificamente para a equipe do Leeds United, que havia dispensado o irlandês Paddy Kenny, demitido da equipe por "supertições" do chairman do Leeds, o italiano Massimo Cellino. 

Marco Silvestri chegou e logo alcançou a titularidade da equipe do Ledds, onde vem fazendo boas atuações na Championship, onde para muitos é o melhor goleiro da competição até agora, apesar da modesta campanha do time que já esteve por um bom tempo na Premier League. 

O arqueiro teve passagens pelas seleções sub-20 e sub-21 da Itália e quem sabe, poderá mostrar seus serviços a equipe principal no futuro, caso mantenha seu bom nível. 

A seguir, vídeos sobre essa promessa do futebol italiano, que vem mostrando bons serviços ao clube do Leeds.

Quiz sobre a história dos goleiros na Premier League

O site football 365 promoveu um interessante quiz ontem sobre curiosidades envolvendo goleiros na Premier League. 



Para conferir o quiz, basta clicar nesse link (em inglês).  Quiz goleiros Premier League

Além dessas perguntas, mais algumas serão colocadas nesse post do Crônica de Goleiro e serão respondidas ao decorrer da semana na página no Facebook, sobre goleiros na Premier League.

Vamos as 7 perguntas que serão respondidas ao decorrer da semana na página:


  1. Revelado no Shewsbury Town e vendido ao Manchester City em 2006, Joe Hart seria emprestado a 3 equipes antes de se firmar como titular dos Sky Blues. Que equipes foram essas?
  2. É ídolo de uma equipe de Londres e tem um restaurante com seu nome. Qual o nome desse goleiro e que time ele defende atualmente? 
  3. Dois goleiros austríacos tiveram passagens por clubes da Premier League. Quais foram os clubes e quem eram os goleiros?
  4. Esse goleiro, enfrentou o Brasil no Mundial de 2014 e esteve emprestado a uma equipe da Premier League, mas não teve oportunidade de atuar. Quem foi esse goleiro e em qual equipe ele foi emprestado? Dica: Se aposentou após a Copa do Mundo do Brasil, de sua seleção.
  5. Antes de Petr Cech, outros dois goleiros da República Tcheca se destacaram bastante em equipes inglesas nos anos 90. Quem eram esses goleiros e quais equipes defenderam? 
  6. Goleiro com passagem marcante pelo Fulham e que tem um "xará" que curiosamente também é goleiro, mas de outra modalidade. Quem são esses "xarás" e qual a outra modalidade referida?
  7. Ele foi o primeiro goleiro nascido no continente asiático a jogar na Premier League. Que goleiro foi esse e qual país ele nasceu?
Aguardo as respostas de vocês ao decorrer da semana na página!