domingo, 21 de julho de 2013

Vasco da Gama e a sua busca por um camisa 1

A situação do Vasco ultimamente tem sido preocupante. Derrotas, problemas na diretoria, saída de treinador e principalmente, problemas com seus goleiros, desde a saída de Fernando Prass, ídolo da torcida cruzmaltina e que optou pelo Palmeiras nessa atual temporada. E agora, buscam no mercado nomes para se firmar no time.
Roberto Dinamite, que foi um grande atacante no passado, agora como atual presidente do Vasco, busca um bom goleiro para a meta cruzmaltina.
Alessandro, que era o reserva de Prass, foi utilizado durante o Campeonato Carioca, porém não agradou tanto a torcida devido as falhas. Michel Alves, chegado do Criciúma oscilou bastante no princípio, fez boas atuações mas ainda não inspira confiança ao time. O goleiro Diogo Silva, vindo do Nova Iguaçu, será testado em mais ocasiões, porém, não o vejo com cacife de se firmar tão facilmente devido a exigente torcida vascaína.
Alessandro, Michel e Diogo ainda não se firmaram na equipe cruzmaltina. Alessandro é carta fora do baralho, cogitando-se até a negociação dele para outros clubes.
Nomes no mercado brasileiro surgiram. Júlio César, reserva no Corinthians quase ia para o Vasco por empréstimo, mas não foi. Renan do Botafogo foi outro nome citado nas especulações. Além desses, surgiu o interesse em Marcelo Grohe, que atualmente é reserva de Dida no Grêmio e que viria por empréstimo.
Grohe, com a chegada de Dida não conseguiu se firmar no Grêmio. Assim, o Vasco seria uma boa alternativa para ele apresentar seu futebol.
Nomes de goleiros brasileiros e que estão no mercado internacional foram surgindo ao decorrer do tempo. Hélton, que foi ídolo no Vasco foi o primeiro deles. Porém, devido ao contrato vigente dele no Porto até 2014 e o não interesse da diretoria em liberá-lo, creio que sua ida ao Vasco esteja descartada.
Hélton está a quase uma década em Portugal, defendendo o Porto e demonstrava interesse em defender o clube que o revelou para o futebol, porém a diretoria do Porto afirmou que interesse do Vasco não é para levar a sério.
Outro nome de goleiro que está atuando fora do Brasil e que agrada ao Vasco é o do goleiro Neto, atualmente na Fiorentina. O goleiro teve raras oportunidades na Viola e viria em busca de se firmar em uma grande equipe brasileira.
Sem muito espaço na Fiorentina, Neto seria uma boa alternativa para o Vasco.
Gomes, atualmente no Tottenham Hotspurs é outro nome que interessa ao Vasco. Emprestado temporada passada ao Hoffenheim da Alemanha, busca voltar ao auge que teve em temporadas passadas. PSV, clube holandês onde ele foi destaque também mostra interesse nele.
Gomes poderia ser uma alternativa para o time carioca, porém o PSV teria feito contatos que interessariam mais a ele, vale lembrar que ele foi ídolo do time holandês.
Enfim, o Vasco necessita de um camisa 1 com cacife para se manter durante um bom tempo como o dono da meta cruzmaltina, dado que nenhum dos atuais em seu elenco tenha capacidade para isso. Na minha opinião, o nome ideal para  1 do Vasco seria de Marcelo Grohe, pois tem experiência em Campeonato Brasileiro e viria por empréstimo, se agradasse nessa temporada, poderia ser comprado. Vamos lembrar do caso de Marcelo Lomba, pouco aproveitado no Flamengo e que após ser emprestado ao Bahia, virou ídolo e findou sendo contratado. Além disso, trazer um goleiro sul-americano para o Vasco seria algo pouco viável, dado que a equipe excedeu o número de extrangeiros permitidos, após a chegada de Guiñazu.

Espero que tenham gostado dessa postagem! 
Conto com as sugestões de vocês, pelo facebook e pelo twitter!

Página Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Twitter: @CronicaGoleiro

A nova safra de goleiros gregos

A seleção grega vem tendo boas campanhas em qualificações pra mundiais e Eurocopas. Campeã, surpreendendo a todos em 2004 e eliminada nas quartas de final em 2012, além de ter ido para o mundial de 2010 no qual foi eliminada na primeira fase, a seleção grega tem feito uma renovação bem evidente em seu elenco, buscando jogadores de potencial em todos os setores de campo, e no caso dos goleiros não é diferente. Hoje falarei um pouco sobre essa nova safra de bons goleiros gregos e o que eles podem mostrar pro futebol nos próximos anos.

O primeiro a ser citado é Stefanos Kapino, de apenas 19 anos de idade. Atualmente no Panathinaikos, o jovem de 1,97m é tido como prodígio, desde as categorias de base do time grego. Forte, imponente e com personalidade, joga sempre sério, deixando até transparecer em alguns momentos um jeito "arrogante" ou "marrento". Foi o goleiro mais jovem a defender a seleção grega em uma partida, em 2011 quando tinha 17 anos e tem seu nome sempre especulado a times como Manchester United, Milan e Arsenal.

Kapino também possuí ascendência albanesa  e poderia atuar por essa seleção. Isso porque a partida que ele jogou pela Grécia foi um amistoso.


Outro bom talento grego é o russo Juri Lodigin. Russo de nascimento nascido na cidade de Vladimir, mas que optou pela cidadania grega, local onde sua mãe nasceu. Com 1,86m, Formado nas categorias de base do Skoda Xanthi, tradicional time grego, fez 25 partidas pela equipe principal de 2009 até 2013. Atualmente está no Zenit da Rússia, onde é reserva de Vyascheslav Malafeev. Já foi convocado pela seleção principal grega para alguns amistosos, mas ainda não atuou pelo time principal.

Lodigin nasceu na Rússia e agora no Zenit volta para sua terra natal, depois de 5 temporadas no país de sua mãe, a Grécia, o qual ele optou por defender.
Kostas Lamprou é outro jovem goleiro dessa nova geração grega. Ele inclusive foi tema de uma postagem aqui no blog: (http://cronicadegoleiro.blogspot.com.br/2013/05/kostas-lamprou-contrariando-logica.html) e atualmente defende o Feyenoord, da Holanda. Com 1,76m é um goleiro que compensa a baixa estatura com bons reflexos e muita agilidade. Ainda não se firmou como titular do time holandês devido a concorrência com Erwin Mulder, porém muitos acreditam que Lamprou é tecnicamente melhor que o goleiro holandês. Com passagens nas seleções de base, espera sua chance na equipe principal da Grécia.
O "gigante" Lamprou mostra muita qualidade, superando muitos gigantes das metas.

O gigante Kostas Peristeridis é outro que figura como jovem promessa. Com 1,95m o goleiro teve passagem no Almere City, time da segundona holandesa e atualmente defende o Platanias, da Super Liga Grega. Presença frequente na seleção sub-21, se notabiliza pela boa estatura, tornando ele praticamente imponente na bola aérea, além do bom senso de colocação em jogadas de 1x1 .

Mesmo ainda atuando em uma equipe "pequena", Peristeridis possuí potencial enorme de ir para uma grande equipe no cenário europeu.

O último e também bom goleiro grego é Ioannis Gellios, que defende o FC Augsburg, da Alemanha. Nascido na Alemanha, mas filho de pais gregos, optou pela Grécia. No Augsburg tem feitos jogos principalmente na equipe B, devido a forte concorrência na equipe principal. Com 1,90m se notabiliza pela boa agilidade e pela boa distribuição de jogo.

Gellios espera uma oportunidade na equipe do Augsburg.

Espero que tenham gostado dessa postagem! Conto com as sugestões de vocês, pelo facebook e pelo twitter!

Página Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Twitter: @CronicaGoleiro

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A ascensão de Salvatore Sirigu

Hoje a Itália tem em suas metas o lendário Gianluigi Buffon, campeão do mundo em 2006 e tido como um dos melhores goleiros da história. Porém, desde quando assumiu definitivamente a titularidade da Azurra na Copa do Mundo de 2002 nunca teve reservas a altura do mesmo. Foram vários, desde Francesco Toldo até mais recentemente com Federico Marchetti, alguns dos nomes que apesar de mostrarem qualidade em seus clubes não se mostraram capazes de substituir Buffon na seleção. Agora, depois de tanto tempo sem um reserva a altura a Itália parece ter encontrado um jovem goleiro de nível para substituir Buffon, esse goleiro é Salvatore Sirigu, que defende o milionário clube francês do PSG.



A história de Sirigu chega até a ser inusitada. Nascido em na pequena Núoro, cidade da ilha da Sardenha,   ele na juventude tentou ser atacante, porém, devido a problemas respiratórios que impediam ele de acompanhar o ritmo dos demais jogadores de linha, foi induzido a se tornar goleiro. Uma escolha que deu certo.

Sua carreira foi inciada nas categorias de base do Venezia. Suas boas atuações ainda na base, fizeram com que o mesmo se transferisse para o Palermo, ainda na base. Em 2006,aos 19 anos, foi promovido ao time principal. Fez algumas partidas pela Copa da Itália e pela Copa da Uefa, porém devido a inexperiência foi emprestado a algumas equipes de divisões inferiores na Itália, o Cremonese na temporada 2007-08 e ao Ancona na temporada 2008-09, onde foi sacado por opção do treinador que preferiu Angelo da Costa, goleiro brasileiro, como titular.

Sirigu com a camisa do Cremonese, clube que ele defendeu pro empréstimo na temporada 2007-08.
Na temporada 2009-10, o Palermo que então era dirigido pelo ex-goleiro da seleção italiana Walter Zenga, Sirigu era apenas reserva de Rubinho (goleiro brasileiro, ex-Corinthians e que defende atualmente a Juventus), porém, uma série de falhas dele levaram Zenga a sacá-lo do time titular e promover o jovem de 22 anos a ser titular do Palermo. Em sua primeira partida pela Série A, teve atuação destacada e foi o nome do jogo, em partida contra a Lazio. Em sua segunda partida, contra a Juventus, conseguiria seu primeiro clean sheet (partida sem levar gols), assim se firmaria como destaque da equipe e titular absoluto. Uma curiosidade é o apelido que recebeu: Walterino, em referência ao treinador que o lançou para o futebol no Palermo.

Sirgu pelo Palermo, onde foi ídolo da torcida.
Em 2011, o milionário time do PSG, interessado em um goleiro jovem e de potencial, pagou a multa recisória de Sirigu e o contratou. Custando 3,5 milhões de euros ao PSG, em sua primeira temporada pela equipe francesa se destacou por suas excelentes atuações, sendo um dos jogadores preferidos da torcida. Na temporada 2012-13 sagrou-se campeão francês e melhor goleiro do campeonato, além de ter feito excelente campanha na Liga dos Campeões da temporada passada, na qual sua equipe viria a ser eliminada pelo Barcelona.

Nessa temporada foi eleito o melhor goleiro da Ligue 1, o primeiro não francês a ganhar esse título.
Pela seleção nacional, é convocado desde as categorias de base, e em 2010 fez sua estréia pela seleção principal em um amistoso contra a Costa do Marfim. Nesse mesmo ano, ficou na lista preliminar de Marcelo Lippi para o mundial da África do Sul, porém ele não foi chamado. Em 2012 foi terceiro goleiro do vice campeonato italiano na Eurocopa e em 2013 se tornava o primeiro reserva de Buffon na seleção italiana, após a aposentadoria de Morgan de Sanctis da seleção da Itália.

Admirador de Zenga e principalmente de Buffon, é um goleiro que associa uma boa estatura de 1,92m a agilidade e reflexos apurados. É tido como um dos melhores na atualidade, sendo bastante elogiado pela imprensa.

Buffon elogiou diversas vezes Sirigu, colocando ele ao lado de Neuer e Hart em sua lista de grandes goleiros da atualidade.
Se ele vai ser um titular a altura de Buffon, no futuro, talvez seja bem difícil. Porém, todos sabem da capacidade e potencial que o mesmo apresenta.Porém o que mais importa é o simples fato de finalmente, depois de tanto tempo,a Itália tem um sucessor a altura de Buffon.

A seguir, um vídeo feito por mim, reunindo algumas defesas de Sirigu pelo Palermo e pelo PSG.



Encerro aqui essa postagem, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o possível sucessor de Buffon na seleção italiana.

Curtam a página do Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Sigam também no Twitter: @CronicaGoleiro

terça-feira, 16 de julho de 2013

A curiosa situação dos goleiros das Filipinas

Naturalização de jogadores tem sido algo bem frequente na última década. Casos interessantes como os de Deco e Pepe, brasileiros que se naturalizaram portugueses ou o de Mauro Camoranesi, argentino que se naturalizou italiano e foi campeão mundial em 2006, são bem lembrados. A postagem de hoje, envolverá um caso bem curioso que ocorre com os goleiros da seleção das Filipinas, que em suas recentes convocações tem utilizado goleiros que não nasceram em seus países e ainda cogita a possibilidade de ter mais um em sua lista. Isso vem ocorrido com mais frequência nas Filipinas, desde o ano de 2011, com a chegada do treinador alemão Michael Weiss, que por meio de olheiros, tem descoberto talentos, com sangue filipino ao redor da Europa, sobretudo na Alemanha, Holanda, Espanha e Inglaterra.

O primeiro caso é de Neil Etheridge, de 23 anos que atualmente joga no Fulham, onde é o terceiro goleiro. Nascido em Londres, foi formado nas categorias de base do time de Craven Cottage, o qual ele apenas disputou uma partida como titular do time principal, contra o Odense pela Liga Europa, temporada 2011-12. Neil é filho de pai inglês e de mãe filipina, e chegou a jogar pela seleção sub-16 inglesa, porém, optou por jogar pela pátria da sua mãe, onde teria mais oportunidades. Pela seleção filipina, Neil tem 40 partidas, desde 2008 e é um dos destaques dessa seleção.

Etheridge em ação em partida contra o Odense, a única dele na equipe principal do Fulham.
O outro caso é o de Roland Müller, de 25 anos de idade e que atualmente está sem clube, após ser dispensado do MSV Duisburg da segunda divisão alemã. Nascido em Colônia, foi formado nas categorias de base do time de sua cidade natal, até ser vendido em 2010 ao MSV Duisburg, onde ele atuou pouquíssimas vezes pela equipe principal. Filho de pai alemão e mãe filipina, assim como Etheridge, optou por defender a pátria da sua mãe em 2011, pela seleção sub-23 que disputava os jogos asiáticos daquele ano. Desde 2011, Müller tem 8 partidas pela seleção filipina.

Müller disputa com Etheridge a vaga de titular da seleção das Filipinas.



Outro goleiro que cogitou a possibilidade de jogar pela seleção foi o recém campeão mundial sub-20 pela seleção francesa e goleiro do PSG, Alphonse Aréola. Aréola que foi heroi nas disputas de pênaltis contra o Uruguai na final do mundial sub-20, na qual ele defendeu dois pênaltis. Forte e muito ágil é tido como uma das gratas promessas para o futebol mundial, despertando o interesse de Tottenham Hotspurs e Manchester United. Pelo PSG disputou duas partidas e ainda não decidiu se permanecerá defendendo a França ou defenderá a seleção do país de sua mãe.

Aréola defendendo uma das cobranças na final do Mundial sub-20 desse ano, que ocorreu na Turquia.
Encerro aqui essa postagem, espero que tenham gostado de conhecer mais curiosidades sobre goleiros.

Curtam a página Crônica de Goleiro no Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro
Sigam também no Twitter: @CronicaGoleiro

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fernanda Cárdenas: "A nova Endler"

Acompanhando futebol feminino pelo mundo, sobretudo na América do Sul, andei observando uma jovem goleira que me chamou a atenção pela idade e pela maturidade. Seu nome é Fernanda Cardenas, que aos 15 anos é goleira do time principal do Colo Colo Feminino, atual campeão da Libertadores.

Apesar da idade, a jovem mostra muita qualidade e segurança. A estréia de "Feña" Cardenas pela equipe adulta do Colo Colo, foi frente a Universidad Católica, sua ex-equipe. Porém, devido a inexperiência em torneios adultos, Cardenas vem sendo utilizada com titular do time sub-17 do Colo Colo, mas espera-se em breve que a mesma se torne titular da meta Alba.

A jovem Fernanda, de apenas 15 anos, quando ainda defendia a Universidad Catolica.
Achei essa foto dela em um album de Facebook de um amigo, o Alfonso, que cobre o futebol feminino no Chile, por meio da página "Futbol Pasión Femenina"

Com passagens pela seleção sub-17 feminina do Chile, logo surgiram as comparações com a jogadora que mais importante na atualidade no Chile, Christiane Endler, também goleira e que atualmente joga e estuda na Universidade do Sul da Flórida(USF). Ambas começaram muito jovens a atuarem em equipes principais no Chile, além de possuírem características de jogo comuns entre elas.

Uma já foi ídola no Colo Colo, e a outra busca seu espaço na equipe mais popular do Chile.
Acho a comparação extremamente válida. Porém, é preciso que preparem a jovem Fernanda, dado que o futebol feminino no Chile necessita de uma evolução, assim como aqui no Brasil. Em ambos os países existem grandes profissionais, metodologias de treino muito boas, mas necessita-se observar as escolas de fora, assimilando pontos essenciais: saída de bola alta, reposição de bola,etc.

Acredito que a Fernanda tenha muito a evoluir e a melhorar. Ela tem condições plenas de se tornar fantástica como sua compatriota Tiane Endler, sem se importar com comparações, e fazendo o que sabe, pois potencial a mesma tem de sobra. Se ela será a "nova Endler", só o tempo dirá!




domingo, 14 de julho de 2013

Curiosidades sobre os goleiros em Copas do Mundo

Na postagem de hoje, decidi falar sobre algumas curiosidades sobre os goleiros em Copas do Mundo, dado que estamos a menos de um ano de sermos sede de um mundial em nosso país.

O primeiro goleiro a sofrer gols em mundiais foi o mexicano Oscar Bonfiglio, em 1930 em partida contra a França. Bonfiglio também foi o primeiro goleiro a defender um pênalti em Copas, contra a Argentina, nessa mesma edição do mundial.
Primeiro a sofrer gols em mundiais e o primeiro a defender um pênalti, Bonfiglio faleceu em 1987 aos 81 anos.
O primeiro goleiro a se sagrar campeão mundial foi o uruguaio Enrique Ballesteros, que viria a ser escolhido o melhor daquela edição do mundial.

Ballesteros atuou em todas as partidas do Uruguai na Copa de 1930. Faleceu em 1969, aos 64 anos.
A primeira e até agora única final na qual os goleiros foram capitães de suas seleções foi em 1938, onde o italiano Gianpiero Combi e o tchecoslovaco Frantisek Planicka, eram os líderes de suas seleções.
Combi se sagrou campeão daquele mundial, porém o título de melhor goleiro foi dado a Planicka.
O goleiro com maior número de Copas do Mundo foi o mexicano Antonio Carbajal, conhecido no México como "La Tota", que disputou 5 mundiais, de 1950 no Brasil, 1954 na Suíça, 1958 na Suécia, 1962 no Chile e em 1966 na Inglaterra. 
Carbajal, ao lado do meia alemão Matthäus, são os jogadores com o maior número de mundiais, 5 no total. O goleiro italiano Buffon pode igualar esse recorde em 2014.
O sul-coreano Hong Deok Young foi o goleiro com maior numero de gols sofridos em uma edição de mundial, em 1954 na Suíça ele sofreu 16 gols.

Deok-Young sofreu 16 gols em 2 jogos, 9 da Hungria de Puskás e 7 da Turquia. Faleceu em 2005 aos 84 anos de idade.
O primeiro goleiro a ser substituído em mundiais foi o romeno Sterica "Stere" Adamache em 1970. 4 anos depois, Mwanba Kazadi do Zaire viria também a ser substituído, mas não por lesão como foi no caso de Adamache e sim por falhas.

Adamache suicidou-se em 1978
O goleiro mais velho a disputar uma final de Copa do Mundo foi o italiano Dino Zoff, que viria a ser campeão mundial em 1982, onde foi capitão da seleção italiana. Ao lado de Combi em 1938 e Casillas em 2010, são os até agora únicos goleiros a serem capitães e campeões mundiais.

Zoff foi considerado velho por muitos, porém, sua experiência foi vital na conquista italiana do mundial da Espanha em 1982.
Pat Jennings, goleiro norte-irlandês em 1986 foi o goleiro mais velho a jogar um mundial, aos 41 anos.
Jennings, que foi ídolo nos rivais Tottenham Hotspurs e Arsenal. Após o mundial de 1986, pendurou as luvas
O maior recorde tempo sem levar gols de um único goleiro(a Suíça tem o maior tempo sem levar gols, mas o recorde é dos goleiros Zuberbühler(2006) e Benaglio(2010)) é do italiano Walter Zenga, que no Mundial de 1990 passou 517 minutos sem buscar a bola no fundo do gol.

Ídolo da Internazionale, Zenga foi considerado um dos melhores goleiros do mundo na década de 90. No Mundial foi um dos pilares da campanha que levou a Itália ao terceiro lugar daquele mundial.
Gianluca Pagliuca se tornou o primeiro goleiro a ser expulso em mundiais, em 1994. 16 anos depois em 2010, o sul-africano Itumelenge Khune viria a ser o segundo.

Pagliuca, após ser expulso, ao cumprimentar Luca Marchegiani.
O saudita Mohamed Al-Deayea, que disputou 4 mundiais (1994,1998,2002 e 2006) foi o goleiro que mais tomou gols em sua trajetória em Copas do Mundo, com 25 gols sofridos em 1994,1998 e em 2002, dado que em 2006 na Alemanha ele foi reserva de Mabrouk Zaid.

Al Deaeya sofreu 25 gols em 10 jogos de Copa do Mundo, 4 em 1994, 3 em 1998 e 3 em 2002, quando sofreu a sonora goleada de 8x0 contra a Alemanha.

O gol mais rápido em mundiais foi sofrido pelo sul coreano Lee Woon Jae em 2002 aos 11 segundos de jogo, em partida contra a Turquia, na disputa pelo terceiro lugar daquela edição do mundial. O gol foi marcado por Hakan Sukur.


O primeiro e até agora único goleiro a não levar gols em mundiais foi o suíço Pascal Zuberbühler em 2006, na Alemanha. Porém, sua seleção foi eliminada nos pênaltis pela Ucrânia, nas oitavas de final.

"Zubi" foi ídolo no FC Basel e foi um dos destaques do "Ferrolho Suíço" do Mundial de 2006.
Zeljko Kalac, da Austrália, foi o goleiro mais alto a disputar uma Copa do Mundo, com 2,02m em 2006.

Kalac que falhou na única partida que disputou em 2006 contra a Croácia, justo onde nasceram seus pais.
E a última curiosidade é o de parentesco, disputando a mesma Copa do Mundo. Em 2010, os primos Samir e Jasmin Handanovic foram, titular e primeiro reserva, respectivamente, da seleção da Eslovênia.

Jasmin atualmente joga no futebol esloveno, no Maribor. Samir atua na Internazionale de Milão e teve seu nome diversas vezes especulado ao Barcelona.

Bem, tentei reunir nessa postagem gigantesca, algumas das informações que achei interessantes sobre goleiros em Copas do Mundo. Com certeza, fiquei devendo alguma informação, e desde já, peço que os que leem o blog, sigam a página no facebook e no twitter, caso tenham alguma sugestão,reclamação ou crítica. Muito obrigado, desde já, a todos que acompanham o blog!

Facebook: https://www.facebook.com/CronicaDeGoleiro

sábado, 13 de julho de 2013

A desconfiança argentina em Sergio Romero

A seleção argentina tem sido uma atração a parte no cenário mundial, jogadores como Messi, Higuaín, Di Maria, etc, vem sendo importantíssimos para a classificação argentina para o mundial de 2014. Porém, um setor do fortíssimo time argentino é posto em prova desde a Copa do Mundo de 2010: o gol.

Sérgio Romero, o atual titular, goleiro da Sampdoria da Itália tem 26 anos e muita experiência nas categorias de base de sua seleção, onde foi campeão mundial sub-20 em 2007 e campeão olímpico em 2008. A estreia dele pela seleção argentina foi em 2009 e em 2010 ele foi o titular de sua seleção, que viria a ser eliminada nas quartas de final pela Alemanha.

Romero não é um goleiro que mostra confiança ao time argentino, muito menos a torcida.
Porém, a crítica é bastante dura a Romero. Muitos afirmam que ele não tem fundamentos básicos de um goleiro, como a saída de gol, como alguns dos gols que ele levou contra a Alemanha no Mundial de 2010.

Mudar um goleiro quase as vésperas do mundial é algo arriscado e pra Argentina mais ainda, dado que os reservas de Romero estão a um nível bem inferior a ele. Mariano Andújar é bom goleiro, mas que toma gols bobos, Orión é experiente, mas falha demais e Carizzo não está com bom ritmo de jogo. Enfim, colocar outro goleiro na meta argentina, com o nível atual dos que estão sendo convocados pra seleção é literalmente ativar uma bomba relógio no time de Messi.

Andújar é um dos goleiros argentinos que não mantém a regularidade.
Desde Abbondanzieri em 2006, a seleção argentina não tem um goleiro, digamos de nível, para competições como Mundial e Copa América. Se for depender dos treinadores, esse posto de "goleiro de confiança" na Argentina ficará durante muito tempo vago.

Enfim, minha opinião foi dada, estou aberto a críticas e a sugestões sobre o tema!

Os Goleiros e o Dia do Rock

O dia 13 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985 na cidade de Londres, e que contou com nomes históricos do rock, como The Who, Elton John, Phil Collins, Led Zeppelin, Scorpions,etc. 

É bem evidente que os principais rockeiros da classe futebolistica não são atacantes ou meio campistas e sim, goleiros. Hoje falarei sobre algumas curiosidades envolvendo o rock e os anti-herois. 

Marcus Hahnemann, goleiro norte-americano que defende o Seattle Sounders é grande fã de rock, sendo inclusive colaborador da banda americana  Five Finger Death Punch.
Alguns goleiros, após pendurarem as luvas se dedicaram como vocalistas de bandas de rock. Alguns exemplos são, o do brasileiro Ronaldo Giovanelli, comentarista esportivo da Band, ídolo no Corinthians e que faz parte de uma banda "Ronaldo e os impedidos", onde ele é o vocalista. Outro goleiro que foi para o lado musical, foi German Burgos, que jogou durante muito tempo no River Plate, além de ter defendido a seleção argentina. O nome da banda de Burgos era The Garb. A seguir alguns dos "sucessos" das bandas de Ronaldo e Burgos.





Outros goleiros, se aventuraram não no vocal, mas sim em instrumentos musicais, como por exemplo Rogério Ceni, que toca violão e é fã de inúmeras bandas de rock, mas sobretudo é grande fã da banda australiana AC/DC. Petr Cech, goleiro do Chelsea toca bateria com amigos, quando está de férias em sua terra natal. A seguir dois registros: Ceni no violão e Cech na bateria!


Outros goleiros preferem apenas ouvir suas músicas preferidas, muitos deles buscando se concentrar antes das partidas. Temos vários exemplos de jogadores assim, Deola do Vitória, Cássio do Corinthains, Tiago do Ceará, Bruno do Palmeiras, Zetti ex-goleiro do São Paulo,entre muitos outros goleiros ao redor do Brasil e do mundo.

Deola é um dos diversos exemplos de goleiros que fogem do estereótipo de "boleiro". Suas bandas preferidas são Rage Against The Machine, Iron Maiden, AC/DC, Metallica,Nirvana, Slipknot e Pink Floyd.
Alguns casos de goleiros, fãs de bandas de rock chegam até a surpreender a todos. Por exemplo, David de Gea, goleiro espanhol do Manchester United é fã da banda de thrash metal americana Slayer e costuma ouvir as músicas deles antes das partidas pelos Red Devils. Outro caso curioso é o do ex-goleiro Marcos, que foi campeão mundial pela seleção brasileira e que além de ser fã de música sertaneja, costumava ouvir e recomendar bandas clássicas de rock, entre elas a banda Raimundos.

Aos goleiros rockeiros e aos rockeiros acompanham o blog, feliz dia do rock! 
  

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Os goleiros sul-americanos que não deram certo no futebol brasileiro

O Campeonato Brasileiro é sem dúvidas um dos mais importantes torneios nacionais da América do Sul. Essa importância tem atraído diversos jogadores das mais diversas partes do continente, que muitas vezes se destacam em nosso campeonato, porém, alguns não tem tanto respaldo. Listei aqui, alguns goleiros sul americanos que foram transferidos para o futebol brasileiro e não obtiveram tanto sucesso, seja por falta de qualidade ou por pura opção dos treinadores.

O argentino Goycochea chegou ao Internacional em 1995, buscando recuperar a boa forma, devido a passagens infelizes pelo futebol francês e colombiano. Porém, ele jogou apenas um ano na equipe colorada, não mostrando os motivos que levaram ele a ser o melhor goleiro do mundial de 1990, segundo a mídia.

Goyco, como era chamado, atualmente é apresentador de TV


O chileno Nelson Tápia, conhecido como "El Barto"(devido ao corte de cabelo que lembrava o personagem Bart Simpson) chegou ao Santos em 2004 com credenciais para ser o titular do time da Vila Belmiro. Porém, a irregularidade técnica dele, associada a boa fase de Mauro, tornaram ele reserva do Santos. Tapia atuou apenas um ano no Santos saindo em 2005, ano em que ele se aposentou. Pelo Santos, Tapia jogou 18 partidas.

Tapia foi ídolo na Universidad Católica do Chile, porém não repetiu o sucesso na equipe do Santos

Outra contratação de goleiros equivocada do Santos foi a do colombiano Henao. Vindo do então campeão da Libertadores de 2004, o Once Caldas. Depois de uma polêmica transferência (na qual, teve que recorrer a FIFA para não pagar a multa recisória dele, pois estava em fim de contrato com o Once Caldas) chegou ao Santos para ser titular do Santos e foi tido como sucessor do lendário René Higuita, porém, após fracas atuações na Libertadores e no Paulistão, levaram a diretoria a dispensá-lo. Atualmente, Henao joga no Once Caldas, time o qual foi revelado pro futebol mundial.

Henao foi uma das piores contratações de goleiros sul-americanos no futebol brasileiro, não correspondendo aos anseios dos santistas.

Em 2004 também outro goleiro experiente chegava ao futebol brasileiro: Ricardo Tavarelli, paraguaio, que havia disputado a Copa do Mundo de 2002 e nesse mesmo ano, se sagrou campeão da Libertadores pelo Olímpia. Em 1 ano, Tavarelli não agradou a torcida gremista, fazendo apenas 18 jogos pelo tricolor, que naquele ano foi rebaixado a Série B.

Tavarelli foi tido como sucessor de Chilavert na seleção do Paraguai, porém a má fase no Grêmio foi um fator que contribuiu e muito no não sucesso dele.
O colombiano/argentino Navarro Montoya foi um dos goleiros mais vitoriosos da década de 90, vestindo a camisa do tradicional Boca Juniors. Em sua passagem no futebol brasileiro, em 2006, defendeu o Atlético Paranaense, no qual fez apenas 2 partidas, devido a boa fase de Cléber.

"El Mono" chegou aos 40 anos no Atlético Paranaense e não conseguiu se firmar no futebol brasileiro.
Outro chileno que não engrenou no futebol brasileiro, foi Jhonny Herrera. Vindo da Universidad do Chile com boas credenciais, no ano de 2006, o polêmico chileno não agradou a torcida corintiana, devido as péssimas atuações, que levaram ele a ser o terceiro goleiro corintiano. Indignado, voltou a sua terra natal, onde está até hoje, como ídolo de muitos.

O "Superboy" não mostrou qualidade nenhuma em sua passagem no futebol brasileiro.
Fabián Carini, foi contratado pelo Atlético Mineiro para solucionar os problemas com goleiros que enfrentavam, porém, a irregularidade, associada a um frango histórico contra o Ipatinga, foi a gota d'água para a torcida atleticana, que tanto esperava do uruguaio.

Carini não se firmou no Atlético. Atualmente joga no Deportivo Quito, do Equador.
Abbondanzieri é uma lenda para a torcida do Boca Juniors, porém no Internacional ele não repetiu as grandes atuações que o consagraram como um dos melhores goleiros argentinos de todos os tempos, perdendo espaço para Renan no time titular.

"Pato" Abbondanzieri se aposentou em 2010, e desde 2012 é auxiliar técnico do Godoy Cruz, que é treinado por seu ex-companheiro de seleção argentina e de Boca Juniors, Martín Palermo.

Bem, tentei resumir nesse post os principais goleiros sul-americanos que não se destacaram por aqui. Se por ventura eu tiver esquecido algum nome, foi pura falta de atenção!

Mais uma vez, obrigado e espero que gostem do texto!


quarta-feira, 10 de julho de 2013

O mercado de goleiros para a próxima temporada (Alemanha)

Bem, em mais um post sobre as transferências de goleiros nessa temporada que vem, falarei um pouco sobre as transferências que rondam a Alemanha, terra do atual campeão europeu de clubes, o Bayern de Munique.

A primeira anunciada transferência foi a saída de Michael Rensing, tido como um dos pupilos de Oliver Kahn, que infelizmente não vingou. Após boa temporada no rebaixado Colônia, ele migrou para o Bayer Leverkusen, onde teve pouquíssimas chances devido a excelente temporada de Bernd Leno. Rensing disputará a segunda divisão temporada que vem, defendendo as cores do Fortuna Dusseldorf, rebaixado na temporada passada. Essa transferência aumenta mais ainda a possibilidade da saída de Fabian Giefer, que interessa ao Schalke 04 e interessava ao Everton, da Inglaterra(que contratou hoje Joel Robles, ex-Wigan).

Rensing com a camisa da nova equipe que defenderá na próxima temporada.

Para o lugar de Rensing, o Bayer trouxe o experiente espanhol Andrés Palop, vindo do Sevilla. Campeão da Eurocopa com a Espanha em 2008 e bicampeão da Copa da UEFA(atual Liga Europa), chega ao Bayer para ser reserva imediato de Leno.

Palop depois de tantos anos no Sevilla, decidiu mudar de clube pois não vinha sendo bem aproveitado no antigo clube.
O Eintratch Frankfurt, que fez surpreendente campanha temporada passada, dispensou seu goleiro reserva, o macedônio Oka Nikolov, que acertou com o Philadelphia Union, da MLS.

Aos 39 anos e com quase 400 jogos no Frankfurt, Nikolov migra para a MLS. 
O FC Augsburg, contratou Marwin Hitz, goleiro suíço que estava no Wolfsburg, para a suplência do austríaco Alexander Manninger.

Suíço Hitz, que no Wolfsburg era reseva do também suíço Diego Benaglio.

Em termos de aposentadoria: Christian Vander, Marc Ziegler e Simon Jentzsch se aposentaram respectivamente de Werder Bremen, Stuttgart e FC Augsburg.

Bem, por enquanto é isso. O mercado de goleiros na Alemanha permanece assim, mas outras transferências podem surgir em breve!

Espero que tenham curtido mais esse post! Falarei sobre as transferências de goleiros no futebol italiano em breve!